Desporto

Uma festa como há muito não se via para os lados do Restelo. O (verdadeiro) Belenenses sobe à II Liga

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 06-05-2023

Uma festa como há muito não se via para os lados do Restelo ‘rebentou’ assim que soou o apito final do Belenenses-Sanjoanense e uma explosão de alegria dos milhares de adeptos soou bem alto, culminando com uma invasão pacífica do relvado.

PUBLICIDADE

Milhares de adeptos do Belenenses estiveram no Estádio do Restelo para apoiar a equipa na última etapa rumo à subida à II Liga de futebol. O nervosismo nas bancadas era evidente, até pelo ‘nulo’ no resultado que persistiu até final da partida. No entanto, quando o apito do árbitro soou para o termo do encontro, foi impossível travar o ‘mar’ azul de adeptos que ‘desaguou’ no relvado.

Adeptos e jogadores em comunhão, lágrimas de felicidade, abraços no centro do relvado e uma alegria desmedida, que culminou com um desfile da equipa do Belenenses num autocarro panorâmico pelas ruas de Lisboa.

PUBLICIDADE

O presidente do Belenenses, Patrick Morais de Carvalho, era um homem feliz após o final do encontro.

“Esta era uma alegria que a massa associativa do Belenenses merecia há muito. Fomos à sétima divisão. São cinco subidas consecutivas, parece fácil, mas foi muito difícil e toda a gente percebe isso. Neste momento o meu sentimento é de alegria, de esperança no futuro, a pensar já na I Liga”, afirmou aos jornalistas ainda no relvado.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o líder do emblema do Restelo a Liga 3 é a mais competitiva de Portugal.

“Destas oito equipas que estavam a disputar a subida somos o único clube, os outros são SAD’s. Competimos contra isso, era uma montanha muito alta, foi subir até ao fim, mas isto é ser Belenenses, lutar até ao último minuto”, vincou Patrick Morais de Carvalho, apelando, por outro lado, aos adeptos do Belenenses e da União da Leira para que “encham o Jamor”, na final que determinará o campeão da Liga 3.

Quanto aos jogadores do Belenenses, não esconderam a felicidade pela subida aos campeonatos profissionais. Fábio Pala, defesa-direito da formação ‘azul’ da cruz de Cristo considerou o feito como “um motivo de orgulho para os jogadores, para a massa associativa e para o clube”.

O avançado Pedro Martelo reconheceu que a subida de divisão era algo que os jogadores já ambicionavam há muito: “É verdade que não éramos favoritos mas contra tudo e contra todos conseguimos o objetivo”.

Gonçalo Maria, por seu turno, foi uma das figuras da equipa, impedindo na segunda parte o golo da Sanjoanense com uma corte imperial sobre a linha de baliza.

O defesa-esquerdo do Belenenses falou de um sonho tornado realidade: “Colocámos o Belenenses no sítio onde ele merece, mas ainda falta uma subida [à I Liga]. Ninguém dava nada por nós e conseguimos surpreender toda a gente”.

Depois de ter terminado a fase regular da Série B da Liga 3 no quarto posto, o último de apuramento para a fase de subida, com 35 pontos (11 vitórias, cinco empates e sete derrotas), o Belenenses não perdeu a oportunidade de subir de escalão com uma ponta final muito boa.

Na fase de subida da Série 2, os lisboetas terminaram no primeiro lugar, com 11 pontos (os mesmos do Vilaverdense), pois tinham vantagem no confronto direto.

Com o empate da Sanjoanense no Restelo, e a goleada do Vilaverdense frente ao Amora (5-0), acabou por ser a formação de São João da Madeira a ficar afastada do segundo lugar, de acesso ao play-off de subida.

Belenenses e União de Leiria irão assim disputar o título de campeão da Liga 3, no Estádio Nacional, em Oeiras.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE