Região

Uma em cada dez chamadas falha no concelho de Penacova (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 09-02-2022

Uma em cada dez chamadas de voz não consegue concluir-se no concelho de Penacova devido às deficientes comunicações móveis, alertou, esta quarta-feira, a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações durante a apresentação do diagnóstico da avaliação do desempenho de serviço das redes móveis da MEO, NOS e Vodafone realizado a pedido do município penacovense.

PUBLICIDADE

“Nas freguesias de Carvalho e Sazes de Lorvão as comunicações são muito deficientes”, relata o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra, realçando que “na localidade de Aveledo não existe cobertura de rede móvel”.

O autarca reforça, também, que “a Zona Industrial de Alagoa tem atualmente dificuldades na rede móvel e no acesso à internet”, frisando que “este estudo vem demonstrar a necessidade urgente em ultrapassar esta questão”.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da ANACOM refere que “há localidades que não têm acesso à internet e essa situação é urgente ser corrigida, a nível das comunicações móveis e da rede fixa”.

João Cadete de Matos adianta que “se existisse acordos de roaming nacional em Portugal, permitindo que os clientes de qualquer um dos operadores se pudesse conectar à antena de outro operador quando a qualidade do seu operador não fosse aceitável, o município de Penacova teria uma cobertura agregada de 99,6%”.

PUBLICIDADE

O responsável realça, ainda, que “no concelho de Penacova existem áreas onde não existe rede de fibra ótica” sustentando que “não pode haver portugueses de primeira e de segunda, não pode haver zonas em que as empresas não investem porque não têm acesso à internet e portanto é prioritário a situação ser corrigida”.

O estudo de qualidade de serviço das redes móveis efetuado pela ANACOM no concelho de Penacova decorreu entre 18 e 20 de janeiro e demonstrou que globalmente a Vodafone apresenta a melhor cobertura, seguida da NOS e da MEO.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE