Primeira Página

Uma doçura de Convento este fim de semana em Coimbra. Entrada é gratuita

António Alves | 2 meses atrás em 09-03-2024

Marmelada branca, “pan de angel”, Beijinhos de Tomar, Mimos de Santo António e Cornucópias recheadas com doce de ovos. Estes são, apenas, algumas das propostas que podem ser provadas e adquiridas na 13.ª edição da Mostra de Doçaria Conventual & Contemporânea de Coimbra. Iniciativa decorre este fim de semana de 9 e 10 de março no Convento São Francisco.

PUBLICIDADE

Quem se deslocar estes dois dias ao Convento de São Francisco tem de estar preparado para esquecer a dieta e, ao mesmo tempo, preparar a carteira de forma a adquirir aqueles que são os principais ex-libris doceiros da cidade, país e até internacionais.

Para além de Coimbra, através dos espaços que integram a Associação de Doceiros de Coimbra, estão representados os concelhos de Alcobaça, Tomar, Alfeizerão, Odivelas, Arouca, Leiria, Silves, Vila Real, Ovar, Cantanhede, Évora, Régua, Amarante, Santarém, Reguengos de Monsaraz, Montemor-o-Velho, Guimarães, Aveiro, Santa Maria da Feira, Caldas de Vizela, Caldas de Felgueiras, Funchal, Odivelas e Lamego.

PUBLICIDADE

A estas propostas nacionais, que incluem também a produção de licores, é possível encontrar os doces vindos das cidades espanholas de Santiago de Compostela, Alicante e Salamanca.

Carregue na galeria e conheça a recriação feita na abertura da mostra

PUBLICIDADE

publicidade

Na ronda feita pelo Notícias de Coimbra, a viagem começou por Alcobaça. Graça Ferreira, da Casa dos Doces Conventuais, deu a conhecer os produtos que passam pelas cornucópias recheadas com doce de ovos, Toucinho do Céu, Castanhas de ovos e o pudim de Cister, entre outros doces.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Graça Ferreira

A Casa do Pão de Ló de Alfeizerão, da responsabilidade de Helena Castro, traz a Coimbra o tradicional pão de ló feito nesta zona do Oeste.

Uma receita que, como explicou, surgiu na sequência de um erro de cozedura do pão de ló e que, como a prova correu da melhor forma, acabou por se tornar uma referência nacional e internacional.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Helena Castro

As Fatias de Tomar, que em 2018 recebeu a distinção principal da Mostra de Doçaria de Coimbra, são um dos doces que a Pastelaria Templária tem disponível na sua banca da Antiga Igreja do Convento São Francisco.

Anabela Costa, responsável do espaço comercial, explicou que se trata de um bolo feito apenas com ovos – muito parecido com o Pão de Ló – mas que é vendido com uma calda.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Anabela Costa

Já provou marmelada branca? Trata-se de um produto da empresa “Tradições de Família Iguarias Caseiras” que, em 2023, recebeu o Prémio Aurum Melhor Artesão Europeu Produtos de Família.

Elsa Silva explicou que o objetivo é levar “a marmelada branca de Odivelas ao Mundo”. Um produto feito com marmelos, açúcar e água que é confecionado num tacho de cobre.

Sobre a forma como a marmelada ganha a cor branca, “é segredo nosso”. Mas pode provar este fim de semana na Mostra de Doçaria de Coimbra.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Elsa Silva

Um dos doces internacionais viajou de Salamanca, Espanha. Trata-se de “Pan de Angel”. A forma é semelhante à hóstia usada pela Igreja Católica mas, ao invés desta, “é doce”.

Rosa Ramos referiu que é a primeira vez que vêm a Coimbra mostrar o seu produto que, como é possível confirmar na mostra, pode ser comido com mel, chocolate ou sem qualquer tipo de acompanhamento. “A reação tem sido bastante positiva”, afirmou a responsável ao Notícias de Coimbra.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Rosa Ramos

Quem entrar na Antiga Igreja do Convento São Francisco depara-se logo com a banca da Cavalo Azul. Para além da venda de alguns dos trabalhos feitos por utentes da Associação das Famílias Solidárias com a Deficiência no âmbito do projeto “Choc Choc Chocolate”.

Uma iniciativa onde a instituição está a aproveitar para divulgar a campanha de angariação de fundos para a aquisição de um contentor onde os doceiros possam efetuar autênticas obras de arte com chocolate.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Vânia Rosa

A Mostra de Doçaria Conventual & Contemporânea de Coimbra decorre até domingo às 20:00 na Antiga Igreja do Convento São Francisco e no corredor de acesso à entrada do equipamento cultural.

São mais de quatro dezenas de expositores que aguardam a visita dos interessados este domingo, 10 de março, entre as 10:00 e as 20:00. A entrada é gratuita.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE