Hóteis

Uma década a unir turismo, inclusão e natureza: o marco do Hotel Parque Serra da Lousã

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 17-10-2025

O Hotel Parque Serra da Lousã, a única unidade hoteleira de quatro estrelas em Miranda do Corvo propriedade da Fundação ADFP, celebra o seu 10º aniversário, marcando uma década de dedicação à sustentabilidade ambiental, à inclusão social e à excelência no acolhimento.

Desde a sua abertura, em 2015, o Hotel Parque Serra da Lousã tem vindo a afirmar-se como uma referência nacional no turismo responsável, oferecendo aos seus hóspedes uma experiência que alia conforto, natureza e solidariedade. Localizado em Miranda do Corvo, junto ao Parque Biológico da Serra da Lousã, o hotel é um verdadeiro ponto de encontro entre lazer, sustentabilidade e impacto social positivo.

Fátima Ramos, Diretora do Hotel Parque Serra da Lousã destacou e salientou que “Nos últimos dez anos, a unidade recebeu, em alojamento, 135 149 hóspedes nacionais e internacionais, consolidando-se como uma escolha de eleição para famílias, grupos e visitantes que procuram experiências autênticas e em contacto com a natureza. A taxa média de ocupação este ano está em 63%. Só no mês de agosto, a ocupação média foi de 87%. Os números indicados não incluem os vários milhares de bebés que temos acolhido. Uma grande percentagem das pessoas que escolhem o Hotel Serra da Lousã são turistas, que contribuem para criar riqueza e dinamizar todo o nosso território.

PUBLICIDADE

O Hotel Serra da Lousã tem também excelentes condições para a realização de jantares e almoços de grupo, sendo escolhido por muitas famílias para a realização de festas familiares, nomeadamente: aniversários, batizados, etc., mas também cada vez mais procurado por empresas de todo o país para a celebração de eventos, festas temáticas, teambuldings, reuniões, conferências, entre outros.

O número de famílias que tem escolhido para o jantar de Consoada , no dia 24 de dezembro, também tem vindo a aumentar. As festas de passagem de ano têm sido muito divertidas e com grande procura. Várias empresas, escolhem o nosso Hotel para alojamento e para jantares de grupo, nomeadamente de Natal.”

O Hotel Parque Serra da Lousã integra o Projeto “Turismo com Propósito”, refletindo a missão da Fundação ADFP de promover a inclusão e a empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Na vertente ambiental, o hotel é reconhecido pelo seu compromisso com a sustentabilidade, sendo galardoado com o prémio internacional “Green Key” pelo oitavo ano consecutivo. Recentemente, a Fundação ADFP investiu na instalação de 169 painéis fotovoltaicos de 610W cada, reforçando o caminho para a autossuficiência energética e a redução da pegada carbónica.

Ao longo desta década, o Hotel Parque Serra da Lousã tem sido distinguido por diversas entidades nacionais, nomeadamente com prémios de sustentabilidade e responsabilidade social, reforçando o seu posicionamento como um modelo de boas práticas no setor hoteleiro.

A sua localização privilegiada, no coração da Serra da Lousã e em pleno complexo turístico da Fundação ADFP, que inclui o Parque Biológico, o Templo Ecuménico Universalista, o Museu Vivo de Artes e Ofícios, o Ecomuseu Espaço da Mente, o Museu da Tanoaria, entre outros espaços museológicos, torna-o um destino privilegiado para quem procura descanso, cultura e contacto com a natureza.

Nas palavras da Diretora, dez anos depois, o Hotel mantém o compromisso de continuar a crescer de forma sustentável e solidária, levando mais longe o nome de Miranda do Corvo e da região centro enquanto destino turístico de excelência: “Sei que nos destacamos pela arte de bem receber e bem acolher. E estes 10 anos representam mais do que sucesso hoteleiro: representam uma década de inclusão, sustentabilidade e amor pela nossa terra. Cada hóspede que aqui passa leva consigo um pedaço da nossa missão!”, sublinhou.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE