Primeira Página
Uma das cascatas mais impressionantes fica a pouco mais de uma hora de Coimbra

Imagem: Turismo Centro de Portugal
A Cascata da Fraga de Água d’Alta, localizada perto da aldeia de Orvalho, no concelho de Oleiros, no coração do Geopark Naturtejo (UNESCO), destaca-se como a maior cascata da Beira Baixa, com cerca de 50 metros de altura distribuídos em três véus de água impressionantes.
A queda d’água forma-se num escarpado quartzítico, com camadas de rocha que resistiram à erosão ao longo de milhões de anos — criando placas visualmente marcantes e um ambiente de tranquilidade natural. Na sua base, forma-se uma pequena lagoa de águas cristalinas, ideal para refrescar-se nos meses mais quentes.
PUBLICIDADE
Outro destaque é a presença de vestígios de Laurissilva, vegetação era dominante no sudoeste da Europa antes das glaciações, hoje só existente em poucos locais. Neste canto da Beira Baixa subsistem plantas como o folhado e uma das maiores populações mundiais de azereiro (Prunus lusitanica lusitanica) .
O acesso à cascata faz‑se através dos Passadiços do Orvalho, parte da GeoRota do Orvalho (PR3). Há opções de percursos mais curtos — cerca de 1,8 km ida e volta em cerca de 41 minutos — ou rota completa de aproximadamente 9 km. Uma escadaria bem estruturada permite chegar ao miradouro no topo da cascata na Cabeça Murada e ao nível da base, proporcionando diferentes perspetivas visuais.
PUBLICIDADE