Mundo

Um terceiro envelope com explosivos chega à base aérea espanhola de Torrejón

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 01-12-2022

Um envelope semelhante aos que foram enviados na quarta-feira à embaixada da Ucrânia e à empresa Instalaza, fabricante de armas em Saragoça, chegou hoje à base aérea de Torrejón de Ardoz, perto de Madrid, reporta a EFE.

PUBLICIDADE

A informação foi avançada à agência noticiosa espanhola por fontes da investigação, que indicaram que, cerca das 03:00 locais (02:00 em Lisboa), a base aérea militar notificou as forças de segurança da existência de um envelope suspeito endereçado à Central de Satélites.

Os respetivos protocolos de segurança foram imediatamente ativados, enquanto a Polícia Nacional assumiu a análise do envelope, tendo determinado, após análise ao raio-X, que poderia conter “algum tipo de mecanismo” semelhante aos dois intercetados quarta-feira.

PUBLICIDADE

A Polícia Nacional espanhola já estava a avaliar se há uma ligação entre a carta enviada à embaixada ucraniana em Madrid, cuja deflagração feriu um funcionário, e a recebida mais tarde no mesmo dia pela fábrica de armas de Zaragoza Instalaza.

O Tribunal Nacional espanhol indicou que está a investigar pelo menos o primeiro caso como crime de terrorismo, enquanto o Ministério do Interior decidiu reforçar a segurança e proteção da Embaixada da Ucrânia.

PUBLICIDADE

publicidade

A Zaragoza Instalaza é uma empresa de armas que emprega mais de 150 pessoas em três fábricas localizadas em Saragoça, capital da região de Aragão, no nordeste de Espanha, e que exporta a sua produção para mais de 35 países.

A empresa fabrica sistemas de lançamento de foguetes, granadas de mão e dispositivos de visão noturna.

O catálogo de produtos disponível no portal da empresa inclui também os lançadores de granadas tipo ‘C90’ e o ‘Alcotán’, este último um sistema de foguetes antitanque de uso único, portátil e sem recuo, usado pela infantaria.

Em março deste ano, num dos primeiros carregamentos de ajuda à defesa da Ucrânia após a invasão russa em fevereiro, Espanha enviou 1.370 lançadores de granadas do tipo ‘C-90’ e ‘Alcotán’, juntamente com um carregamento de metralhadoras leves e 700.000 cartuchos de diferentes calibres.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE