Politécnico
Um novo amigo de quatro patas chega ao Politécnico de Coimbra. Digam olá ao União!

Imagem: Grupo Gatos Urbanos/ Facebook
O Politécnico de Coimbra (IPC) tem um novo residente muito especial. Chama-se União, é um gato de pelagem preta e branca — conhecido como “Frajola” ou Tuxedo cat — e acaba de ser adotado pelos Serviços Centrais da instituição.
A iniciativa partiu da nova Presidência do IPC, liderada por Cândida Malça, que quis prestar uma homenagem ao antigo gato cuidado pelos funcionários e que faleceu no verão, vítima de falência renal. Sensibilizada pelo carinho demonstrado pela comunidade académica, a Presidência decidiu apoiar a adoção de um novo animal, em parceria com a associação Grupo Gatos Urbanos, que resgatou o jovem felino das ruas.
Na publicação nas redes sociais, pode ler-se que o gato foi escolhido “pelo seu carácter afável e capacidade de adaptação”. Batizado de União, o animal já foi recebido com entusiasmo pelos dirigentes e funcionários e encontra-se em fase de adaptação às novas instalações.
PUBLICIDADE
O União está devidamente vacinado, desparasitado, identificado com microchip e possui atestado sanitário que garante não ser portador de zoonoses. As despesas com alimentação e cuidados veterinários serão partilhadas entre dirigentes e funcionários.
Quando terminar o período de adaptação, o gato poderá circular livremente pelo jardim dos Serviços Centrais, onde já tem recebido visitas e mimos diários.
A Presidente do Politécnico sublinha que esta decisão “é também um exemplo de compaixão e responsabilidade social”, valores que fazem parte do espírito da instituição.
O caso do gato União é apontado como um gesto simbólico e inspirador, que o Politécnico de Coimbra espera ver replicado noutras instituições do país.
PUBLICIDADE