Um mau dia para andar nos comboios da CP e nos autocarros dos SMTUC

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 12-03-2018

Dia com poucos comboios da CP por causa da Greve da Infraestruturas de Portugal e perturbação da circulação dos autocarros dos SMTUC por causa de Plenário da trabalhadores dos SMTUC.

PUBLICIDADE

COIMBRA B

Os serviços mínimos para o transporte ferroviário durante a greve marcada para  esta segunda-feira na Infraestruturas de Portugal, só devem garantir 25% da circulação em Lisboa e no Porto, e nos comboios Alfa, intercidades e internacionais.

PUBLICIDADE

Vários sindicatos da Infraestruturas de Portugal (IP) agendaram uma greve para segunda-feira e a CP já tinha avisado que iriam registar-se “fortes perturbações e supressões em todos os serviços”, não estando prevista a disponibilização de transportes alternativos.

Segundo a decisão do Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social, disponível no sítio de internet desta entidade, a definição de serviços mínimos para a Infraestruturas de Portugal, decidida por unanimidade, contempla disponibilização de canal para a realização de circulações, como os comboios urbanos de Lisboa e Porto, correspondente a cerca de 25% da realização em horário normal.

PUBLICIDADE

publicidade

Fica também decidida a criação de condições para a realização de 25% das ligações regionais e dos comboios Alfas, Intercidades e Internacionais.

Para os clientes que tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades e Regional que não se realizem devido à greve, a CP informou que vai permitir o reembolso do valor total ou a revalidação para outro dia ou comboio.

Os trabalhadores das empresas do grupo Infraestruturas de Portugal (IP) decidiram fazer uma greve em defesa de aumentos salariais imediatos de cerca de 4% já que dizem não ter aumentos desde 2009.

Está a ser negociado um acordo coletivo de trabalho que vai vigorar nas empresas do grupo IP (IP – Infraestruturas de Portugal; IP- Telecom; IP – Engenharia e IP – Património).

A IP é a empresa pública que resultou da fusão entre a Rede Ferroviária Nacional – REFER e a EP – Estradas de Portugal.

smtuc

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra tornaram público que a Comissão de Trabalhadores convocou um plenário de trabalhadores para este dia 12 de março, pelas 16:00. Por causa deste evento poderão ocorrer eventuais perturbações na rede de transportes dos SMTUC.

Os SMTUC, que afirmam ser alheios ao facto, prometem envidar todos os esforços no sentido de assegurar a melhor oferta de transportes com os meios disponíveis e apresentam desculpas pelos incómodos que eventualmente se venham a verificar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE