Saúde

Um copo por dia deste sumo diminui o risco de enfarte e AVC

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 meses atrás em 28-09-2023

Investigadores descobriram que beber diariamente um copo de sumo de fruta, sem adição de açúcar, ajuda a controlar a pressão arterial, reduzindo o risco de hipertensão, de enfarte do miocárdio e de acidente vascular cerebral.

PUBLICIDADE

O estudo, realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, e divulgado na revista Plos One, mostrou a relação entre 12 alimentos ricos em açúcar e a hipertensão. Concluíram que o consumo moderado desta bebida (de 50 mililitros a 150 mililitros) provocou reduções relevantes na pressão arterial dos participantes.

Houve uma diminuição na pressão arterial sistólica, e comer a fruta inteira provocou benefícios ainda mais relevantes. Por outro lado, as pessoas que costumavam ingerir bebidas com adição de açúcar, como refrigerantes, apresentavam um aumento na pressão arterial sistólica.

PUBLICIDADE

Os autores do estudo acreditam que o efeito do sumo deve-se, provavelmente, aos nutrientes e biocompostos presentes nas frutas. “As evidências disponíveis fornecem uma boa indicação de que o consumo de frutas e sumos 100% naturais em doses baixas levam a pequenas reduções importantes na pressão arterial”, afirma o principal autor da investigação, o professor John Sievenpiper, citado pelo Notícias ao Minuto.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE