A vila do Espinhal, no concelho de Penela, recebe de 5 a 7 de setembro a 36.ª edição da Feira do Mel, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Penela, Junta de Freguesia do Espinhal e Associação de Apicultores Serramel, que alia a promoção do mel e dos produtos locais a um programa cultural e musical diversificado, com o objetivo de valorizar a identidade do território e dinamizar a economia local.
De 5 a 7 de setembro, a vila do Espinhal volta a acolher a Feira do Mel, evento que assinala este ano a sua 36.ª edição e garante um fim de semana repleto de animação e sabores tradicionais.
Organizada pela Câmara Municipal de Penela, pela Junta de Freguesia do Espinhal e pela Associação de Apicultores Serramel, a Feira do Mel é um dos eventos mais marcantes do concelho, que junta gerações em torno da valorização do mel, da música popular e das tradições da região.
PUBLICIDADE
O cartaz musical é um dos grandes atrativos da edição deste ano. Maninho, um dos artistas mais acarinhados da música portuguesa da atualidade, atua na noite de sábado, 7 de setembro. Na noite anterior, sexta-feira, 6, a energia dos SMELL’S LIKE 90 levará o público numa viagem pelos maiores êxitos dos anos 90.
No domingo, 7 de setembro, realiza-se a tradicional Feira do Mel e Produtos Endógenos, com a presença de produtores locais, artesanato, tasquinhas e animação ao longo de todo o dia. A manhã começa com a caminhada “Rota da Água e do Mel”, seguida de animação de rua, receção às entidades oficiais e, à tarde, o Festival de Folclore, encerrando com o concerto das Filhas de Abril.
O programa inclui ainda diversos momentos culturais, como a entrega de Prémios de Mérito Escolar (sexta-feira), concertos da Sociedade Filarmónica do Espinhal, baile popular e After Hours todas as noites.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos,”a Feira do Mel do Espinhal é, há mais de três décadas, uma montra privilegiada daquilo que de melhor se produz no nosso concelho e uma oportunidade única para promover Penela como território de identidade, tradição e inovação. É uma festa feita de pessoas, de sabores e de cultura, que fortalece a nossa economia local e orgulha a nossa comunidade.”
“Este ano voltamos a apostar num programa cultural e musical diversificado, capaz de atrair diferentes públicos, mas sempre com o mel e os nossos produtos endógenos no centro da celebração. Convido todos a virem ao Espinhal, entre 5 e 7 de setembro, viver connosco esta grande festa que é já uma marca distintiva do concelho de Penela.”
A entrada é livre e o convite é para todos: visitar o Espinhal, descobrir os sabores do mel e viver a festa!
PUBLICIDADE