Coimbra

Um ano depois do fogo: seminário na ESAC faz balanço das áreas rurais e florestais

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-10-2018

A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e a Sociedade Portuguesa de EstudosRurais (SPER) estão a organizar o seminário “O rural e a floresta, um ano depois do fogo”, no dia 17 de outubro, no auditório H1 da ESAC.

PUBLICIDADE

Este seminário vem na sequência do VII Congresso de Estudos Rurais sobre “O ruraldepois do fogo” e um ano depois dos grandes incêndios de 2017.

Segundo o professor da ESAC e um dos organizadores do evento, Orlando Simões, o objetivo “é fazer um balanço rigoroso e multifacetado sobre o que já foi feito e o muito que ainda falta fazer,relativamente ao rural e à floresta portuguesa”.

PUBLICIDADE

Durante o seminário será lançado o livro “o rural depois do fogo”, no qual participam cerca de 40 autores, que analisam e discutem as “causas principais dos incêndios rurais, os seus impactos sociais e económicos, formas de os mitigar e controlar, tendo em vista uma melhor gestão dos espaços rurais, mais sustentável e com maior coesão social e territorial”, explica Orlando Simões.

De acordo com o professor, o balanço um ano depois dos grandes incêndios de 2017, pode ser resumido em “muita ênfase, por partes dos agentes políticos e da sociedade civil na reparação dos danos e na identificação e combate às causas mais próximas desses incêndios; muito poucos esforços efetivos na prevenção e no combate aos fatores mais profundos que contribuem para esses incêndios e que, as mudanças positivas ocorridas ao longo deste ano, em vários domínios, não tiveram ainda a configuração e a força necessárias para reequilibrar este balanço”.

PUBLICIDADE

publicidade

O seminário conta com oradores António Dinis Ferreira, António Sousa Macedo, Joaquim Sande Silva, Fernando de Oliveira Baptista, João Paiva Ribeiro, José Reis, Pedro Bingre do Amaral
e Victor Louro

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE