Vamos

Última noite do ano vai ter música, trânsito cortado, mau tempo e calor!

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 31-12-2019

Última noite do ano vai ter música, trânsito cortado, mau tempo e calor!

A última noite do ano vai ser assinalada pelo país com música e fogos de artifício, mas também com trânsito cortado, mau tempo nos Açores, onde o Presidente da República é esperado, e temperaturas quentes na Madeira

PUBLICIDADE

A Câmara de Coimbra manterá aberto na noite de passagem de ano o parque de estacionamento subterrâneo do Convento São Francisco e permitirá o estacionamento na Praça da Canção e na Ínsua dos Bentos, foi hoje anunciado.

A medida visa atenuar os efeitos das comemorações de fim de ano em Coimbra, que “promete voltar a ser muito animado e com a afluência de milhares de pessoas à Baixa da cidade”, afirma a Câmara, adiantando que diversas artérias, essencialmente no centro da cidade, em ambas as margens do rio Mondego, estarão encerradas à circulação automóvel naquela noite.

PUBLICIDADE

Os festejos da passagem de ano em Coimbra começam pelas 21:00 e “a animação prolonga-se noite dentro, com o tradicional fogo-de-artifício” sobre o rio à meia-noite, com uma duração de cerca de 12 minutos.

As comemorações incluem designadamente atuações de Os Azeitonas (pelas 22:00 no Largo da Portagem), seguindo-se um concerto de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, também no Largo da Portagem. Na Baixa da cidade estarão instalados mais três palcos, nos quais atuarão os DJs de Vacaciones e os DJs Cromos da Noite (na Praça do Comércio), Revival Music by Rui Tomé (Praça 8 de Maio) e os Red (no Terreiro da Erva).

PUBLICIDADE

publicidade

Em Lisboa, a entrada de 2020 vai ser feita na Praça do Comércio com concertos dos Xutos e Pontapés e dos Ornatos Violeta, mas o trânsito de acesso àquela zona vai estar cortado a partir das 17:00, e vão ser montados nove pontos de entrada com revista.

Os cortes de trânsito acontecem no viaduto de Santa Apolónia, na Avenida 24 de Julho com a D. Carlos I, Rua de São Paulo, Praça Duque da Terceira/Cais do Sodré, Rua do Arsenal, Avenida Infante D. Henrique, Rua da Alfandega, Rua Vitor Cordon, Restauradores Sul, Rossio, Praça da Figueira e Rua da Conceição.

À semelhança dos anos anteriores, não vai ser permitida a entrada no recinto de garrafas e copos de vidro, bem como chapéus de chuva com hastes compridas, megafones, mochilas de tamanho superior a A3, apontadores de laser, ‘selfie sticks’ ou buzinas de ar comprimido.

No Porto, os eventos “Concerto de Fim de Ano 2019 e Passagem de Ano 2019/2020” já decorrem desde o dia 20, altura em que se iniciaram condicionamentos de trânsito em várias ruas.

A partir das 21:00 de hoje e até às 05:00 de 01 de janeiro, a circulação automóvel estará interdita em 24 ruas.

No primeiro dia de 2020, das 15:00 às 18:00, os carros não poderão circular na Praça da Liberdade, arruamento nascente da Avenida dos Aliados, no troço compreendido entre a Praça da Liberdade e a Rua do Dr. Magalhães Lemos, e no arruamento poente da Avenida dos Aliados, entre a Praça da Liberdade e a Rua de Elísio de Melo.

Em Viseu, a autarquia vai assegurar transportes públicos fora de horas na cidade, período em que o trânsito será cortado em áreas como o Campo de Viriato, palco principal dos festejos da passagem de ano.

Até às 03:00, será disponibilizado o funicular, que liga aquele espaço ao centro histórico da cidade, e o ‘shuttle’ elétrico funcionará até às 05:00, ligando diversas zonas da cidade e, em especial, o Campo de Viriato e parques de estacionamento.

A organização dos festejos disponibiliza também o telefone SOS 962 550 000, para ser utilizado em caso de socorro.

A ilha do Corvo, nos Açores, prepara-se para receber o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas as previsões de mau tempo – chuva e ventos fortes – podem impedir a aterragem do chefe de Estado.

No outro extremo encontra-se a ilha da Madeira, onde são esperadas para hoje temperaturas de 23 graus de dia e de 18 graus à noite.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE