A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra assinou as adendas aos contratos de trabalho com 10 médicos que passaram a assumir funções como Assistentes Graduados Seniores (AGS), após a conclusão do respetivo procedimento concursal. Esta medida representa mais um passo no compromisso da instituição com a valorização da carreira médica e com o reconhecimento do mérito e da experiência profissional dos seus especialistas.
“A categoria de Assistente Graduado Sénior é o posto mais elevado da carreira médica, representando um marco de excelência clínica, liderança e responsabilidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, destaca Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, acrescentando que “os profissionais nesta categoria desempenham um papel fundamental na supervisão clínica, na formação de jovens médicos e na garantia da qualidade assistencial”.
PUBLICIDADE
“Com estas iniciativas, a ULS de Coimbra reafirma o seu compromisso com uma cultura de mérito, com a estabilidade profissional e com a excelência dos cuidados prestados à população. A ULS de Coimbra continuará a investir na valorização dos profissionais de saúde, promovendo concursos e mecanismos que permitam a progressão nas carreiras e reforcem a atratividade do SNS”, remata o responsável.
“Enquanto Diretora Clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, a cerimónia de assinatura destas adendas teve para mim um significado muito especial”, destaca Cláudia Nazareth, Diretora Clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, acrescentando que “a abertura de postos de trabalho para Assistente Graduado Sénior é, acima de tudo, o reconhecimento do mérito e da excelência dos médicos que temos na ULS de Coimbra. São profissionais com percursos notáveis, cuja dedicação ao SNS e à formação das gerações mais jovens merece ser valorizada”.
“A função do AGS não é apenas um título: é uma responsabilidade, um exemplo e uma liderança que se faz sentir todos os dias nos nossos serviços. É também um posto de trabalho que traz estabilidade às equipas, estrutura aos serviços e esperança real de progressão na carreira para os médicos mais jovens. Permitir-lhes sonhar com um futuro sólido no SNS é também garantir a continuidade e a qualidade dos cuidados que prestamos”, frisa a responsável.
Cláudia Nazareth sublinhou, ainda, que “este tem sido um processo trabalhoso e exigente, que implicou um enorme investimento por parte da Direção Clínica — em tempo, empenho e articulação constante com várias estruturas — mas é, sem dúvida, um esforço que vale verdadeiramente a pena, porque investir nos nossos médicos é investir no futuro da ULS de Coimbra, é garantir a confiança da população e é,
sobretudo, motivo de orgulho para todos nós”, rematou.
Neste momento, encontram-se a decorrer outros procedimentos concursais para recrutamento de Assistentes Graduados Seniores em várias especialidades, num esforço contínuo para consolidar equipas clínicas altamente qualificadas e experientes.
Assinaram adenda ao contrato de trabalho de Manuel Fonseca, da especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular; Arsénio Santos, de Medicina Interna; Leonor Gomes, de Endocrinologia e Nutrição; Isabel Gonçalves, de Pediatria; Carla Diogo, de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética; Manuel Brito, de Pediatria; Francisco Parente, de Medicina Interna; José Pedro Figueiredo, de Estomatologia; Ana Teresa Almeida Santos, de Ginecologia/Obstetrícia e Henrique Alexandrino, de Cirurgia Geral.
PUBLICIDADE