O Dia Mundial do Doente é já no próximo dia 11 de fevereiro e, este ano, a Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra) vai assinalá-lo de forma especial: com organização conjunta do Provedor do Utente, João Pedroso de Lima, e do Serviço de Humanização da ULS de Coimbra, a celebração pretende dar voz às associações de doentes, sendo inteiramente preenchido com a escuta ativa de associações que manifestaram vontade de ser ouvidas.
O encontro com as associações de doentes terá lugar no Anfiteatro 2 do Centro de Congressos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, com início às 9 horas e fim previsto para as 17:30. Ao longo do dia, em quatro sessões, serão ouvidas dezasseis associações de doentes.
“Pretende-se que este encontro seja uma verdadeira reunião de trabalho, aberta e participada”, sublinha João Pedroso de Lima, Provedor do Utente da ULS de Coimbra adiantando que a reunião “irá concentrar-se nos seguintes aspetos: 1) missão e objetivos de cada associação; 2) dificuldades e constrangimentos sentidos pelos doentes em contexto hospitalar e nos cuidados primários; 3) sugestão de atitudes práticas a adotar por parte da ULS de Coimbra, de forma a melhorar a qualidade assistencial a prestar aos
seus doentes”.
PUBLICIDADE
“A escuta ativa das Associações de Doentes assume um papel determinante na humanização dos cuidados de saúde, ao trazer para o centro do sistema a experiência real de quem vive com a doença. Estas associações dão voz às necessidades, expectativas e dificuldades dos doentes e das famílias, tornando visível a dimensão humana do cuidado, que muitas vezes escapa aos indicadores clínicos”, destaca Sílvia Monteiro, Diretora do Serviço de Humanização da ULS de Coimbra. “Escutar, valorizar e integrar o contributo das Associações de Doentes é reconhecer que a humanização dos cuidados se
constrói numa cultura de diálogo, colaboração e confiança, assente no respeito pela dignidade de cada pessoa e orientada para uma saúde mais inclusiva, solidária e global”, conclui a responsável.
Esta iniciativa traduz o compromisso firme da instituição em consolidar uma cultura organizacional assente na escuta ativa, no respeito pelos direitos e pela dignidade da pessoa doente e no reconhecimento do humanismo como fundamento essencial do cuidar.
O Dia Mundial do Doente é assinalado anualmente a 11 de fevereiro, tendo sido instituído, em 1992, pelo Papa João Paulo II. Esta data visa alertar para a necessidade de apoiar e ajudar todas as pessoas doentes, bem como defender o acesso universal a cuidados de saúde.