Saúde

ULS de Coimbra nomeia Provedor do Trabalhador

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 15-09-2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra assinala esta segunda-feira, 15 de setembro de 2025, o Dia do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com uma homenagem pública aos mais de 10 mil profissionais que diariamente asseguram cuidados de saúde à população.

A data é marcada também pela nomeação do primeiro Provedor do Trabalhador da instituição, uma medida estratégica alinhada com o Plano ULS Coimbra 2030.

“Sabemos que profissionais motivados resultam em melhores cuidados de saúde. Hoje é o momento de agradecer e valorizar o empenho de todos os que fazem da ULS de Coimbra uma referência no SNS”, sublinha Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Nos últimos meses, a instituição tem implementado um conjunto de medidas estruturantes centradas na valorização dos seus trabalhadores, entre as quais se destacam a criação do Serviço de Promoção do Bem-Estar e Diversidade, a aprovação do Plano para a Igualdade entre Mulheres e Homens, e a revisão do Grupo Operativo Institucional (GOI) para a Prevenção da Violência. Estas ações refletem um compromisso contínuo com ambientes de trabalho mais inclusivos, equitativos e seguros.

A grande novidade desta celebração é a nomeação de Adélio Tinoco Mendes como Provedor do Trabalhador, cargo previsto no regulamento interno da ULS e identificado como uma peça-chave na transformação organizacional rumo a uma cultura mais participativa e centrada nas pessoas.

Com um mandato de três anos, Adélio Tinoco Mendes é Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, com uma carreira marcada pela experiência clínica, académica e ética. Iniciou funções de gestão na Unidade de Ortopedia A da ULS de Coimbra em março de 2025. É licenciado em Enfermagem e em Direito, com pós-graduações em Direito da Medicina, Gestão Empresarial na Saúde e especialização em Ética em Saúde. Desde 2006, integra ainda a Comissão de Ética para a Saúde (CES) e a Entidade de Verificação da Admissibilidade da Colheita para Transplante (EVA).

Segundo a administração, o Provedor do Trabalhador será um pilar de mediação, diálogo e conciliação, promovendo uma relação mais próxima e transparente entre os profissionais e a gestão. “Mais do que uma função formal, trata-se de um motor de transformação cultural que reforça a confiança interna e a coesão organizacional”, destacou Alexandre Lourenço.

Com esta medida, a ULS de Coimbra reafirma a sua visão de ser a unidade de saúde portuguesa com o melhor serviço ao cidadão, elevada inovação na prestação de cuidados e um ambiente de trabalho focado na satisfação e bem-estar dos seus profissionais.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE