Saúde

ULS de Coimbra lança plataforma de IA para revolucionar acesso a dados clínicos na Europa

Notícias de Coimbra | 6 horas atrás em 01-07-2025

A utilização de dados clínicos e demográficos tem um enorme potencial para o desenvolvimento de novos produtos e serviços na área dos cuidados de saúde, bem como para a realização de ensaios clínicos, o desenvolvimento de novas terapias e a medicina personalizada, contribuindo para aumentar a eficiência económica dos sistemas de saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

No entanto, estes dados encontram-se armazenados em instituições diferentes, utilizando sistemas informáticos ou formatos distintos, localizados em diversos países e, por conseguinte, sujeitos a enquadramentos legais variados — um obstáculo significativo à sua utilização por parte dos investigadores. O projeto i3 HeliX — que visa ultrapassar esses obstáculos através do desenvolvimento de uma plataforma de aprendizagem em inteligência artificial da E-Group ICT Software — foi aprovado para financiamento na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra.

PUBLICIDADE

O projeto i3 HeliX refere-se ao I3HIES (I3 Instrument – Boosting Interregional Innovation Investment and Cooperation Among Health Innovation Ecosystems) e foca-se no desenvolvimento de ecossistemas de inovação na área da saúde, promovendo a colaboração inter-regional entre diversos atores, como investigadores, empresas, administrações públicas e sociedade civil, com o objetivo de impulsionar a eficiência do setor.

O I3HIES insere-se no instrumento de Investimentos em Inovação Inter-regional (I3) do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), destinado a apoiar projetos de inovação que envolvam regiões com especializações inteligentes complementares ou partilhadas.

“O projeto i3 HeliX permitirá, por exemplo, unificar dados de uma mesma pessoa dispersos por diferentes instituições e aceder a dados provenientes de repositórios localizados em vários países, garantindo sempre a proteção dos dados”, explica Artur Paiva, Coordenador do Biobanco do Centro Académico Clínico de Coimbra, da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e da Universidade de Coimbra (UC), acrescentando que “um acesso mais fácil e abrangente a dados clínicos e demográficos permitirá aprofundar o conhecimento sobre a fisiopatologia de diferentes doenças, com impacto direto na decisão clínica e no bem-estar dos cidadãos.”

Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, destaca: “o Departamento de Transformação e Inovação Digital e o Biobanco da ULS de Coimbra estão de parabéns por mais este projeto aprovado, que foi submetido e está a ser gerido com o importante apoio da nossa Equipa de Inovação.”

“A inovação faz parte do ADN da ULS de Coimbra. Em 2024, acompanhámos 18 projetos de I&D&I, representando um total de cerca de 3,8 milhões de euros, assegurados através dos programas EIT Health (5), Horizonte Europa (10), Fundação para a Ciência e Tecnologia (1), Programa de Recuperação e Resiliência (2), entre outros. Foram submetidas 22 candidaturas de inovação, das quais resultaram 9 projetos aprovados.

Destes, 4 iniciaram-se em 2024 e 5 arrancarão em 2025. As restantes 13 candidaturas encontram-se ainda em análise. A aprovação do financiamento do projeto i3 HeliX é mais uma prova da capacidade de inovação do Serviço Nacional de Saúde”, conclui o responsável.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE