A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra inaugurou hoje, em Ansião, a quarta Unidade de Tratamento de Feridas Complexas, um modelo pioneiro de prestação de cuidados para tratamento de feridas crónicas e de difícil cicatrização.
Em comunicado, a ULS de Coimbra adiantou que a nova unidade vai funcionar no centro de saúde de Ansião, no distrito de Leiria.
PUBLICIDADE
“Estas unidades são únicas em Portugal, constituindo um modelo pioneiro de prestação de cuidados na área do tratamento de feridas crónicas e de difícil cicatrização, como úlceras diabéticas, vasculares e de pressão”.
A ULS salientou que as Unidades de Tratamento de Feridas Complexas operam com equipas multidisciplinares altamente especializadas, “reconhecidas através de certificação internacional, e utilizam os mais avançados equipamentos e tecnologias disponíveis nesta área clínica”.
Além de Ansião, esta unidade já existe em Cantanhede, que foi a primeira, em Coimbra e em Arganil, prevendo-se que, nos próximos meses, seja inaugurada mais uma unidade.
O objetivo, segundo a ULS de Coimbra, é que cada uma das suas seis Comunidades de Saúde disponha de uma resposta especializada e próxima neste domínio.
A intervenção das equipas desta unidade inclui avaliação, diagnóstico, tratamento e seguimento rigoroso dos doentes, “com um enfoque na personalização dos cuidados, continuidade assistencial e redução de complicações”.
“Esta abordagem integrada visa assegurar os melhores resultados clínicos e a melhoria significativa da qualidade de vida dos utentes”.
Com esta rede inovadora, a ULS de Coimbra “reforça a sua missão de prestar cuidados de saúde de excelência, ancorados na proximidade, na diferenciação e na humanização”.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
