Saúde

ULS Coimbra abraça a melhoria contínua através da formação em Lean Six Sigma

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 13-03-2024

A Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) pretende que a cultura de melhoria contínua seja assimilada por toda a organização, particularmente pelos gestores intermédios. Nesta linha, até final de 2025, está a ser implementado um programa de capacitação dos colaboradores da organização através da formação em Lean Six Sigma.

PUBLICIDADE

“É estrategicamente importante para a ULS Coimbra o investimento na formação em Lean Six Sigma, promovendo uma cultura de melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde integrados, prestados ao cidadão”, frisa Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, acrescentando que, nesta formação, “a metodologia enfatiza a importância da tomada de decisão com base em dados e análises, permitindo escolhas mais informadas e resultados mais previsíveis”.

Estão inscritos 20 formandos neste curso, que arrancou hoje de manhã, nos Hospitais de Universidade de Coimbra. Entre os formandos, encontram-se líderes de serviços clínicos, de gestão e logística, abrangendo toda a organização.

PUBLICIDADE

A formação inicial, com a duração de 48 horas, distribuídas por vários dias de março, tem como principal objetivo preparar os profissionais para a substituição dos tradicionais métodos de gestão por estratégias e abordagens inovadoras, que suportem o crescimento e a competitividade das organizações, aumentando a eficácia e eficiência dos processos e reduzindo custos operacionais, com melhoria da qualidade e satisfação dos utentes.

O principal foco do curso é a eliminação de desperdício, a melhoria contínua de processos e a eliminação das causas de variabilidade. “O envolvimento, capacitação e potenciação dos nossos colaboradores é determinante para alcançar melhores resultados para os doentes”, destaca Alexandre Lourenço.

PUBLICIDADE

publicidade

“Criação de uma mentalidade sustentável e orientada para a melhoria contínua”, “Compreender o Lean e o Six Sigma como filosofias de gestão”, “Aplicação de metodologias e ferramentas Lean” e “Liderar projetos e equipas de melhoria contínua” são alguns dos módulos que constituem esta formação. O curso inclui uma avaliação final (2 horas), certificação internacional e, ainda, um workshop de seleção e priorização de projetos DMAIC (define, measure, analyze, improve e control) estratégicos.

A Unidade Local de Saúde de Coimbra tem como missão prestar cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas, para melhorar a saúde e bem-estar da comunidade. Esta empresa pública, que integra as respostas do Serviço Nacional de Saúde na região de Coimbra, conta com perto de 10200 colaboradores.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE