Coimbra

Ucranianas Larysa e Yarolava acolhidas em Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 31-03-2022

Larysa Kuhshnir de 49 anos e Yarolava Onipa de 33 anos são as primeiras ucranianas que irão ocupar o Centro de Acolhimento de Refugiados Ucranianos de Coimbra, instalado no antigo Hospital Militar da cidade.

PUBLICIDADE

Estas duas mulheres que saíram de Lviv e Odessa, deixando para trás a família e amigos, chegaram ao início da tarde desta quinta-feira.

“O antigo Hospital Militar de Coimbra tem capacidade para albergar 40 refugiados” adianta o presidente da Câmara conimbricense, José Manuel Silva, referindo que “foi feita uma preparação das instalações, onde não foi esquecida uma sala de brinquedos para as crianças de forma a que ela se possam sentir o melhor possível longe de casa”.

PUBLICIDADE

Larysa Kuhshnir agradeceu a forma como foi recebida, referindo que “querem ajudar as outras pessoas que irão chegar”.

No final da visita às instalações, foram entregues dois computadores às primeiras refugiadas pelo projeto Student keep.

PUBLICIDADE

O Centro de Acolhimento de Refugiados de Coimbra foi instalado no Centro de Saúde Militar de Coimbra, antigo Hospital Militar de Coimbra, tendo capacidade para acolher 40 pessoas, com todas as condições necessárias.

Resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Coimbra e o Exército, cabendo à autarquia disponibilizar o apoio logístico, ao nível da alimentação, lavandaria e ainda bens de higiene.

O alojamento no Centro de Saúde Militar será temporário, dado que é intenção integrar, a médio prazo, todos os agregados ucranianos que chegam à cidade nos alojamentos das famílias que se encontram inscritas no banco de famílias.

No início de março, a Câmara de Coimbra criou um banco de famílias para acolherem refugiados nas suas casas, que já permitiu a integração de vários agregados ucranianos.

Veja o vídeo do Direto NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE