Mundo

Ucraniana regressa a casa após 18 meses de guerra e ficou chocada com o que encontrou (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 03-03-2023

Anna Malygon tem 19 anos e é ucraniana. Saiu de Kharkiv, na Ucrânia há cerca de 18 meses para estudar no estrangeiro, mas não lhe passava pela cabeça que o período da sua ausência se ia estender devido à invasão da Rússia no seu país.

PUBLICIDADE

No TikTok, a rapariga partilhou a realidade chocante em que se encontrava a sua casa na Ucrânia quando regressou no início do mês, um ano após o início da guerra.

O choque foi estar ainda intacta e o segundo foi assim que entrou. Estava tudo igual quando deixou a casa há um ano: a cama da mãe por fazer depois de ter fugido “por causa de bombas”, pratos com bolor empilhados na pia, e roupa suja ao lado da máquina de lavar. “Foi de partir o coração“, revelou Anna, em declarações ao NeedToKnow.online, destacando que “o apartamento estava sujo, frio e muito malcheiroso“.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com a rapariga, “havia bolor por todo o lado e comida no frigorífico com prazo que terminou há um ano“. “As nozes e os cereais estavam cheios de minhocas e a água estava enferrujada“, acrescentou, dando ainda conta que “havia café e um pastel que a minha mãe não terminou porque a guerra começou”, contou Anna.

A ucraniana recorda as boas lembranças e aponta ter sido “terrível ver todas as coisas pessoais que usava quando lá vivia“.

PUBLICIDADE

Rússia invadiu a Ucrânia 24 de fevereiro de 2022 causando  até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, dos quais 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,1 milhões para países europeus. A ONU classifica esta crise como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial .

Veja o vídeo:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE