Mundo

Ucrânia: Retirada obrigatória de crianças na província de Kharkiv

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 26-10-2023

As autoridades ucranianas vão retirar as crianças do distrito de Kupiansk, na linha de frente da província de Kharkiv, no nordeste do país, onde as forças russas têm realizado diariamente intensos ataques para recuperar o território.

PUBLICIDADE

“Estamos a preparar uma ordem de retirada forçada de famílias com crianças de dez localidades”, disse à televisão estatal o chefe da Administração Militar desta província, na fronteira com a Rússia, Oleg Siniegubov.

As localidades situam-se no distrito de Kupiansk, onde a Rússia lança ataques diários e onde se registam combates pesados. De acordo com os dados de que dispõem as autoridades ucranianas, 275 crianças vivem nas localidades a evacuar.

PUBLICIDADE

Todas as crianças retiradas devem ser acompanhadas por um dos pais ou outro familiar ou tutor autorizado, acrescentou Siniegubov, que adiantou estar a evacuar outras zonas da frente sob sua responsabilidade.

A Ucrânia, apoiada pelo Ocidente, tem estado envolvida numa contraofensiva no leste e no sul desde junho, mas até agora apenas produziu resultados limitados.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde novembro de 2022 e da libertação da cidade ucraniana de Kherson (sul), a linha da frente, com mais de mil quilómetros de extensão, quase não se moveu.

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e anexou regiões, que representam quase 15% do território da Ucrânia, incluindo Donetsk e Lugansk, no leste, Kherson e Zaporijia, no sul.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE