Saúde

Ucrânia: Portugal recebe doentes que necessitam de cuidados médicos urgentes

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 25-04-2022

Portugal é um dos 11 países europeus que aceitaram receber doentes da Ucrânia que necessitam de cuidados médicos urgentes, anunciou hoje a Comissão Europeia.

PUBLICIDADE

A União Europeia respondeu, através do Mecanismo de Proteção Civil, a um apelo da Polónia, Eslováquia, Moldova e da própria Ucrânia para a retirada de 200 pessoas que necessitam de cuidados médicos, estando a proceder à instalação destes em 11 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Roménia e Suécia.

O avião preparado para transportar doentes crónicos que necessitam de cuidados médicos urgentes é disponibilizado pela Noruega – um dos países participantes no mecanismo – e financiado pela UE, estando integrado na reserva comum europeia de recursos rescUE.

PUBLICIDADE

publicidade

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU – a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE