Mundo

Ucrânia pede ajuda humanitária adicional à Índia

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 12-04-2023

A vice-ministra dos Negócios Estrangeiros ucraniana entregou às autoridades indianas uma carta na qual Kiev pede ajuda humanitária adicional para lidar com as consequências da invasão russa.

PUBLICIDADE

Emine Dzhaparova, que terminou a primeira visita de alto nível do Governo ucraniano à Índia desde o início da guerra na quarta-feira, “entregou uma carta do Presidente [ucraniano Volodymyr] Zelensky ao primeiro-ministro, [indiano Narendra] Modi”, informou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano em comunicado.

“Também partilhou o pedido da Ucrânia de provisões humanitárias, incluindo medicamentos e equipamento médico”, durante uma reunião com o ministro de Estado indiano dos Negócios Estrangeiros e Cultura, Meenakshi Lekhi, pode ler-se na mesma nota.

PUBLICIDADE

O Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano observou também que a vice-ministra ucraniana salientou a possibilidade de reconstrução das infraestruturas destruídas durante a invasão russa como “uma oportunidade” para as empresas do país asiático.

Durante a visita, a vice-ministra ucraniana solicitou um lugar nas reuniões do G20 deste ano presididas pela Índia e a intervenção de Zelensky na cimeira dos líderes em Nova Deli, em setembro.

PUBLICIDADE

publicidade

A Índia depende fortemente das importações militares russas e aumentou as compras de petróleo bruto russo no ano passado, elevando as importações para níveis históricos, em parte devido às vantagens e preços oferecidos por Moscovo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE