Vamos

Ucrânia homenageada na Semana Internacional de Piano em Óbidos

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 27-07-2022

A Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) arranca hoje, na vila, e durante duas semanas pianistas e jovens músicos de 10 países participam nos concertos e ‘masterclasses’ programados para a edição que homenageia a Ucrânia.

PUBLICIDADE

O festival, que anualmente reúne em Óbidos pianistas de vários países do mundo, retoma este ano o modelo pré-pandemia, abrindo as portas ao público para 12 concertos que terão lugar nos concelhos de Óbidos e Caldas da Rainha (no distrito de Leiria), e que encerram com um espetáculo no Museu do Oriente, em Lisboa.

A Associação de Cursos Internacionais de Música – Casa da Barbacam, organizadora do festival, que cumpre este ano a 27.ª edição, destaca como ponto alto do evento a atuação do pianista russo Boris Berman, num concerto “de apoio ao povo ucraniano e a favor da paz”.

PUBLICIDADE

publicidade

O concerto terá lugar no auditório da Casa da Música, em Óbidos, no dia 02 de agosto, com um repertório inspirado na obra do compositor ucraniano Valentim Silvestrov, que se tem manifestado contra a invasão russa, o totalitarismo e a violência no seu país.

O apoio à Ucrânia será também manifestado através da atribuição de uma bolsa de formação a um jovem pianista daquele país invadido pela Rússia, divulgou a organização numa nota à imprensa.

PUBLICIDADE

A edição de 2022 traz ainda a Óbidos os pianistas James Giles (Estados Unidos da América), Josep Colom (Espanha), Piotr Switón (Polónia), Mirta Herrera (Argentina) e os portugueses António Rosado, Manuela Gouveia (diretora artística do Festival) e Artur Pizarro.

 Além do piano, o festival conta este ano com um concerto do acordeonista e compositor português João Barradas, que terá lugar na quinta-feira, dia 28, no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha.

Integradas no programa terão também lugar, em Óbidos, uma exposição de fotogravuras de Margarida Lourenço, intitulada “Tempo Suspenso”, e uma conferência do musicólogo Rui Vieira Nery, agendada para o dia 05 de agosto, às 16:00, na Casa da Música.

Na vertente educativa do festival, que decorre até ao dia 10 de agosto, destaque para as ‘masterclasses’ com a participação de 28 jovens pianistas oriundos de 10 países: Portugal Espanha, Alemanha, Polónia, Austrália, EUA, China, Japão, México e Brasil.

As aulas serão orientadas pelos professores Eugen Indijic, James Giles, Boris Berman e Manuela Gouveia.

Os bilhetes para os concertos podem ser adquiridos em www.bol.pt.

A SIPO é organizada desde 1996 pela Associação de Cursos Internacionais de Música – Casa da Barbacam, com o apoio financeiro e institucional da Câmara Municipal de Óbidos e da Direção-Geral das Artes.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE