Universidade

UC entrega Prémio Professor Doutor Andrade Gouveia

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-07-2014

Na próxima terça-feira, dia 22 de julho, o Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai atribuir o prémio “Professor Doutor Andrade Gouveia” ao melhor aluno das Licenciaturas de Química e de Química Medicinal.

PUBLICIDADE

A cerimónia, a decorrer pelas 11:00, na Biblioteca do Departamento, no polo I, inclui  a palestra “Uma pequena excursão pela química e químicos na toponímia de Coimbra: de Garcia de Orta a Andrade de Gouveia”, proferida pelo docente Sérgio Rodrigues.

Tendo como fio condutor nomes de ruas de Coimbra que evocam químicos ilustres ou personalidades que em algum momento das suas vidas cultivaram esta ciência, far-se-á uma breve excursão pelo papel da química no passado, no presente e no futuro.

PUBLICIDADE

publicidade

Seguindo a ordem cronológica, começamos por Garcia de Orta que aparece na toponímia de Coimbra como médico e naturalista. Mas, como é analisado com profundidade por Andrade de Gouveia, Orta foi muito mais do que isso. Garcia de Orta tem espírito científico moderno e mostra ter conhecimentos de química aplicados à medicina baseados na experiência.

Domingos Vandelli, evocado na Rua Vandelli, foi o primeiro professor de química e história natural da universidade renovada de Pombal. Acabou por se interessar mais pela botânica e pelo empreendedorismo (foi dono de uma fábrica de porcelanas famosa).

PUBLICIDADE

Thomé Rodrigues Sobral que sucedeu Vandelli como professor de química teve um papel importante na resistência aos franceses durante as invasões francesas, assim como noutros aspetos científicos. No entanto a toponímia recorda-o apenas como deputado às Cortes! Quanta invisibilidade encontramos sobre a química e as suas contribuições para o funcionamento e progresso do mundo!

Outros nomes de químicos ou personalidade que cultivaram a química que aparecem na toponímia de Coimbra: José Bonifácio de Andrada e Silva é evocado como patriarca da independência do Brasil, mas foi também um professor de metalurgia que dominava as artes químicas. José Maria Abreu, professor da Faculdade de Filosofia que publicou alguns artigos de química, António Augusto Costa Simões, catedrático de medicina, reitor da Universidade e diretor do Hospital, notabilizou-se na química forense, entre outras coisas, mas é evocado apenas como presidente da câmara (altura em que organizou o abastecimento de água canalizada em Coimbra).

Finalmente, retornamos a Andrade de Gouveia, o professor de química notável que se homenageia com a entrega deste prémio. Com grande interesse pela investigação científica e a organização desta em equipas, que foram precursoras dos atuais grupos e centros de investigação, foi diretor da Faculdade de Ciência e Reitor da Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE