Universidade

UC assinala Dia da Internet Segura

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 04-02-2015

“Let’s create a better internet together!” é o lema da edição deste ano do Dia da Internet Segura (Safer Internet Day/SID), que se assinala no próximo dia 10 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Esta iniciativa, promovida anualmente pela União Europeia, visa promover uma utilização mais segura, inclusiva e responsável das tecnologias móveis e online, especialmente entre as crianças e jovens.

A Dognaedis, Startup da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), associa-se à iniciativa e promove um conjunto de atividades para crianças e jovens de todo o território nacional e de algumas instituições de ensino de Angola e Moçambique, a partir de uma sessão aberta e interativa a decorrer, pelas 15 horas, no Auditório do Edifício Central da Faculdade, no Polo II da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Antes, entre as 10h30 e as 12h30m, realiza-se uma sessão de consciencialização no Centro Escolar da Pampilhosa, onde alunos, professores e encarregados de educação vão aprender como evitar os perigos da Internet.

De acordo com o responsável da Dognaedis e especialista em segurança informática, Francisco Rente, «assiste-se cada vez mais a vagas de ataques na internet cujo foco é tirar partido do desconhecimento humano. A única forma de resolver este problema é educando as pessoas, criando consciência para o lado mau da internet! Por isso, no âmbito do Dia da Internet Segura, vamos ajudar a “criançada” a aprender a proteger-se dos perigos da Internet, contribuindo assim para que os mais novos usufruam apenas da parte boa».

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa tem a colaboração da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), do Projeto Internet Segura, de várias empresas e da Associação Cultural sem Fins Lucrativos Palhaços D’Opital.

Programa

Manhã: 10h30-12h30 / Local: Centro Escolar da Pampilhosa

10:30 Francisco Rente, Dognædis

11:15 Palhaços D’Opital

Tarde: 15h-17h30 / Local: Auditório FCTUC

15:00 Sessão de Abertura

15:15 Gustavo Neves, LinhaAlert – Projeto Internet Segura

16:20 Clara Guerra, CNPD

17:20 Dr Risotto e Enfermeira Belita, Palhaços D’Opital

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE