Universidade

UC apresentou exemplo de sucesso de “Erasmus lusófono” em reunião ministerial da CPLP  

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-01-2022

 O Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, participou hoje (quarta-feira, 19), na IX Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na qualidade de Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). Em destaque na reunião ministerial – primeira desde que a Universidade de Coimbra assumiu a presidência da AULP – esteve o exemplo de sucesso do Programa Mobilidade AULP, um “Erasmus lusófono” que abrange exclusivamente o intercâmbio de alunos entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau.

PUBLICIDADE

A IX Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa decorreu entre dias 17 e 19, em formato híbrido, a partir de Angola – incluindo intervenções do MCTES de Portugal, Manuel Heitor, bem como dos seus homólogos de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

No encontro, com o tema “A digitalização e a ciência nas sociedades pós-Covid 19: Desafios e Perspetivas”, estiveram em foco os projetos de cooperação entre os países-membros da CPLP, com destaque para o Programa Mobilidade AULP. Esta rede de mobilidade académica (que permite aos estudantes participantes passarem um semestre numa instituição parceira, com isenção de propinas e alimentação sem custos ou a custos reduzidos) já registou mais de 800 candidaturas por semestre, desde a sua implementação, em 2019. E tem neste momento mais de 100 estudantes em mobilidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Este é um exemplo de sucesso da colaboração multilateral, no âmbito da AULP, a maior e mais antiga rede de instituições de ensino superior de língua portuguesa. Sob a presidência da Universidade de Coimbra, honrando a nossa história de valorização do espaço lusófono, tudo faremos para, também por esta via, contribuir para o reforço dos laços entre os países pertencentes à CPLP”, afirma o Vice-Reitor da UC e Presidente da AULP, João Nuno Calvão da Silva.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE