Turistas deixam 1470 milhões de euros na região centro!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 29-05-2017

O turismo interno é fundamental, está bem e recomenda-se. Esta foi a ideia central da sessão de abertura do 4.ª Fórum “Vê Portugal”, organizado pelo Turismo Centro de Portugal e pela Câmara Municipal de Leiria, que durante três dias se vai debruçar sobre a importância do turismo interno para a economia nacional.

PUBLICIDADE

IMG_0301

No Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, Raúl Castro, presidente da Câmara local, foi o anfitrião dos participantes.

PUBLICIDADE

No discurso inicial de boas-vindas, que se seguiu a um apontamento musical por parte da Sociedade Artística Musical dos Pousos, o autarca sublinhou que estes três dias vão ser marcados pelo conhecimento e interação entre todos. Este Fórum, frisou, é um forte sinal do “dinamismo do mercado interno”.

IMG_0306
A sessão de abertura continuou com a intervenção de Javier Ramirez Utrilla, Diretor-Geral de Turismo da Junta de Castela e Leão.

PUBLICIDADE

publicidade

O orador abordou o esforço especial que regiões do interior, como a sua ou o Centro de Portugal, têm de fazer para dar a conhecer os seus territórios a nível turístico. Mas com muito trabalho, consegue-se. “Castela e Leão já é o quarto destino em Espanha, depois de Catalunha, Andaluzia e Comunidade Valenciana”, destacou. “O Turismo tem sido fundamental para a recuperação da região, sendo responsável por 70 mil empregos e tendo gerado 1.900 milhões de euros em 2016”.

IMG_0311
Coube a Pedro Machado concluir a sessão inicial. O presidente do Turismo Centro de Portugal focou a sua intervenção na importância do turismo interno para a economia da região.

“O mercado interno é o nosso primeiro mercado”, começou por dizer, salientando que “a atividade económica do turismo não se esgota na atividade direta”, uma vez que é transversal a toda a economia e tendo forte impacto nos transportes ou na restauração, por exemplo.

 
O turismo, interno e externo, gerou para a região Centro, em 2016, “270 milhões de euros em hotelaria, 100 milhões de euros em viagens, 40 milhões de euros em jogo/casino e 1000 milhões de euros em restauração e bebidas”, destacou o presidente do Turismo Centro de Portugal.

 
Aproveitando a presença de Javier Utrilla, Pedro Machado realçou que uma grande aposta do Turismo do Centro tem sido as parcerias transfronteiriças com regiões de Espanha. “Estamos a trabalhar há muito em conjunto com Castela e Leão e com a Extremadura. Percebemos que há muito mais a unir-nos do que a separar-nos. O mercado ibérico deve ser trabalhado em conjunto”, disse.

Veja o vídeo da nossa emissão em directo:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE