Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Turismo do Centro premeia App que avisa turista quando vai entrar em zonas perigosas

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 14-03-2017

O projeto SECURIS  é o grande vencedor da segunda edição do Concurso de Empreendedorismo Turístico / Prémio José Manuel Alves, instituído pelo Turismo Centro de Portugal.

PUBLICIDADE

falésia

O SECURIS, apresentado por Pedro Matos Costa, Tiago Simões e Luís Zenha-Rela, visa a construção de uma aplicação móvel que contribuirá para a segurança do turista em todo o mundo. Trata-se de um guia virtual, que assinala zonas desaconselháveis: quando o turista está a entrar numa zona menos segura, em qualquer parte do planeta, o telemóvel vibra para o alertar. A ideia é que os utilizadores atualizem os mapas em tempo real, dando conta de eventos ou situações perigosas que estejam a acontecer.

PUBLICIDADE

publicidade

A app apresenta também os tipos de riscos por área, os recursos e as formas de os mitigar, permitindo ainda um botão de “pânico” para chamar as forças de segurança. A plataforma incluirá ainda recomendações várias de educação para segurança.  Este produto é um contributo inovador a nível tecnológico e de design gráfico, que apresenta aos turistas de forma apelativa, simples e fácil de utilizar, os dados de segurança de um destino, bastando para tal um smartphone Android com ligação à internet. Esta plataforma multilingue utilizará tecnologia de georreferenciação, através do recetor GPS do telemóvel.

Após a votação, o júri final, composto por Miguel Mendes, em representação do Turismo de Portugal, e Miguel Barbosa, diretor da Unidade de Turismo da Portugal Ventures, distinguiu com o segundo lugar do concurso o projeto Invisiwall, dos promotores Rui Nuno Castro, Ivo Pimentel, João Diogo Ramos, Eduardo Esteves e Simon Punter.

PUBLICIDADE

Este projeto é também uma aplicação móvel, que pretende replicar de forma virtual a necessidade instintiva que todos temos de assinalar a nossa passagem por locais, seja através de grafitis urbanos, de rabiscos no mobiliário das escolas ou hotéis. Com o Invisiwall, de forma virtual, através de uma tecnologia mobile centric e recurso a realidade virtual, cada utilizador poderá deixar numa determinado local os elementos que entender – um texto, um desenho, uma foto, uma flor… – agarrados a uma coordenada para serem vistos por aqueles que partilhem o mesmo lugar.

Em terceiro lugar ficou o projeto Mondego Art Valley, proposto por Catharina Sligting. Este compreende um conceito total: uma quinta rural de 22 ha, com animais, agricultura biodinâmica, restauração com recurso a horta própria, ambiente ecológico, alojamento para turistas, ateliers e teatro ao ar livre.

Na quinta, pretende-se iniciar uma Residência de Artes, incluindo alojamento, para pessoas que participem em atividades (workshops, summerschool, training) criativas. Inserido na paisagem natural, pretende-se também implementar um conjunto de ofertas como esculturas, pavilhão de poesia, quiosque de ciências, biopiscina e estrutura esférica de estrela, entre outras.

O Concurso de Empreendedorismo Turístico 2016, que contou com a participação de 56 ideias de negócio, destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, sendo atribuído ao vencedor o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.

A candidatura vencedora recebe um prémio de 2.000 euros, cabendo ao segundo classificado 1.000 euros e ao terceiro classificado 500 euros. Os dois primeiros classificados são também premiados com uma estadia num empreendimento turístico de 5 estrelas da região Centro de Portugal, com o patrocínio da Visabeira Turismo. Aos oito finalistas será atribuído ainda um prémio que consiste na participação num programa de aceleração específico para o setor do Turismo, organizado pela Turismo Centro de Portugal, que decorrerá em data a definir durante o ano de 2017.

Os prémios serão entregues no “Vê Portugal” – 4.º Fórum de Turismo Interno, que se realiza de 29 a 31 de maio, em Leiria.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com