Conecte-se connosco

Coimbra

Turismo do Centro: Pedro Machado “espera” por Victor Baptista

Publicado

em

A Assembleia Geral Eleitoral da Turismo do Centro decidiu hoje remarcar para o dia 06 de julho as eleições para a direção desta Entidade Regional, inicialmente agendadas para 23 de maio, abrindo caminho a listas alternativas.

“O reagendamento do ato eleitoral deve-se a diferentes interpretações jurídicas sobre a contagem dos prazos previstos no Regulamento Eleitoral da Turismo do Centro de Portugal”, justifica Luís Correia, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Entidade Regional.

Invocando “razões de segurança jurídica”, a Mesa da Assembleia Geral “decidiu dar sem efeito a data inicialmente aprazada”, tendo já reiniciado o procedimento com nova convocatória dirigida aos membros da Assembleia Geral, avança Luís Correia.

Este adiamento abre a porta à possibilidade de as eleições virem a ser disputadas por mais do que uma lista. Já no terreno está a recandidatura de Pedro Machado, apresentada em Aveiro na semana passada e subscrita por mais de 90 por cento dos 150 membros do colégio eleitoral, composto por municípios e associações.

Cinco anos após ter sido eleito pela primeira vez para a liderança da Entidade Regional Turismo Centro, Pedro Machado assegurou o apoio de mais de 90 dos 100 municípios que compõem a região.

O atual presidente da Turismo Centro poderá ter como adversário o ex-governador civil de Coimbra Victor Baptista, que foi o primeiro a levantar a questão dos prazos eleitorais. Num texto de opinião publicado no semanário de Coimbra Campeão das Províncias, o ex-deputado do Partido Socialista queixou-se de que não estariam a ser respeitados os prazos legais para a marcação das eleições.

Para marcar a data das eleições, a Assembleia Geral estava a usar como referência a data da eleição de há cinco anos, enquanto Victor Baptista argumentava que o prazo de sessenta dias devia começar a contar tendo como ponto de partida a data da tomada de posse.

A decisão de hoje vem satisfazer a pretensão de Baptista, que, em declarações à Lusa, considera “estarem agora reunidas as condições mínimas de prazos para diligenciar a constituição de uma lista alternativa ao atual presidente executivo da Região de Turismo”. O ex-governador civil e deputado confirma que já iniciou contactos.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com