Turismo do Centro distingue personalidades e entrega prémios

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 31-05-2017

Pela primeira vez, o Turismo do Centro homenageou personalidades que se destacam no setor turístico nacional e regional.

PUBLICIDADE

IMG_0789

As distinções foram entregues durante o Jantar de Gala “Vê Portugal” – 4.º Fórum de Turismo Interno, que decorreu ontem, 30 de maio, no Hotel das Termas, em Monte Real.

PUBLICIDADE

Numa cerimónia apresentada com grande maestria por Adriana Rodrigues, a Turismo do Centro, liderada por Pedro Machado, “o príncipe do turismo”, distinguiu Ana Abrunhosa – Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, Manuel Machado – Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Nunes – Presidente da Visabeira, Mário Gonçalves Pereira – Presidente da Associação da Hotelaria, Restaurantes e Similares de Portugal, Pedro Costa Ferreira – Presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo  e Joaquim Morão – Ex-presidente das câmaras municipais de Idanha-a-Nova e Castelo Branco, que fizeram questão de manifestar o seu orgulho por serem homenageados pelo Turismo do Centro.

Durante a Gala foram  entregues os prémios aos vencedores do Concurso de Empreendedorismo Turístico / Prémio José Manuel Alves, momento que contou com a presença de Paula Alves, viúva deste antigo presidente da Região do Turismo do Centro.IMG_0793

PUBLICIDADE

publicidade

O vencedor des concurso é o projecto SECURIS, de Pedro Matos Costa, Tiago Simões e Luís Zenha-Rela, que visa a construção de uma aplicação móvel que contribuirá para a segurança do turista em todo o mundo.

Rui Nuno Castro recebeu o galardão do segundo lugar atribuido à Invisiwall, dos promotores Rui Nuno Castro, Ivo Pimentel, João Diogo Ramos, Eduardo Esteves e Simon Punter. Apresentaram uma aplicação móvel que pretende replicar de forma virtual a necessidade instintiva que todos temos de assinalar a nossa passagem por locais, seja através de grafitis urbanos, de rabiscos no mobiliário das escolas ou hotéis

Em terceiro lugar ficou o projeto Mondego Art Valley, proposto por Catharina Sligting. Este compreende um conceito total: uma quinta rural de 22 ha, com animais, agricultura biodinâmica, restauração com recurso a horta própria, ambiente ecológico, alojamento para turistas, ateliers e teatro ao ar livre.

O Concurso de Empreendedorismo Turístico 2016, que contou com a participação de 56 ideias de negócio, destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, sendo atribuído ao vencedor o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.

A candidatura vencedora recebe um prémio de 2.000 euros, cabendo ao segundo classificado 1.000 euros e ao terceiro classificado 500 euros.

As teses “Turismo em família: a importância do Turismo para famílias economicamente carenciadas”, da autoria de Joana Inês Silva de Lima, e “Definição de percursos turísticos cicláveis na Região de Aveiro com recurso aos sistemas de informação geográfica”, de André Inácio Teixeira Pedrosa, os grandes vencedores da 1.ª edição do Concurso de Teses Académicas, instituído pelo Turismo Centro de Portugal, também receberam os seus prémios no final deste jantar de Gala.

0000

O Fórum “Vê Portugal”, o maior debate nacional sobre o Turismo Interno realizado em Portugal, termina hoje, em Leiria.

Especialistas de renome nacional e internacional partilham as suas experiências ao longo dos cinco painéis do evento, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e é organizado pelo Turismo Centro de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria.

O primeiro-ministro António Costa participará hoje, 31 de maio, na sessão de encerramento, num claro reconhecimento da importância crescente do evento organizado pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.

Veja todos os momentos da cerimónia que transmitimos em directo:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE