Região

Turismo do Centro aposta na criatividade para celebrar Dia Mundial do Turismo

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-09-2022

Criatividade e sustentabilidade são as grandes apostas do Turismo Centro de Portugal (TCP) para comemorar o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro. O programa inclui, entre outras iniciativas, visitas guiadas a cidades criativas, o lançamento do guia “Cidades Criativas do Centro de Portugal” e a criação do “Manifesto para o Turismo Sustentável do Centro de Portugal”.

PUBLICIDADE

Dedicado ao tema “Repensar o Turismo”, o Dia Mundial do Turismo pretende “colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos, desde governos e empresas até comunidades locais, em torno de uma visão partilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente”.

Partindo desta premissa, o TCP vai mostrar, nos próximos dias, que a criatividade está intimamente ligada com a sustentabilidade dos territórios. “Repensar o Turismo é pôr a criatividade ao serviço das populações. É fundamental que todos os agentes da atividade turística, em conjunto, assumam que o Turismo de nada serve se não contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações e tornem assim esta atividade ainda mais aliciante e geradora de desenvolvimento”, explica Pedro Machado, presidente do TCP.

PUBLICIDADE

O programa aposta na promoção dos cinco destinos da região Centro de Portugal que integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO, uma rede exclusiva que distingue as melhores práticas criativas e que reconhece a importância da criatividade para tornar as nossas vidas mais completas. O TCP vai promover, assim, uma visita de jornalistas e bloggers às Caldas da Rainha (Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares), Óbidos (Cidade Criativa da Literatura), Covilhã (Cidade Criativa do Design) e Idanha-a-Nova e Leiria (ambas Cidades Criativas da Música). O programa inclui também Aveiro, por ser a única cidade do Centro de Portugal finalista nas candidaturas a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Para o TCP, “são destinos que, cada um à sua maneira, apresentam argumentos que justificam visitas prolongadas, por roteiros criativos que convidam ao usufruto de experiências diversificadas e que não deixam ninguém indiferente”.

PUBLICIDADE

publicidade

Paralelamente, vai ser lançado, na semana em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, o guia “Cidades Criativas do Centro de Portugal, que terá tem como eixo central a promoção dos cinco destinos criativos.

O Dia do Turismo irá também ser promovido, de várias formas, nas plataformas online do TCP, nomeadamente o seu site e as suas páginas nas redes sociais.

O programa integra ainda outra iniciativa que se encontra em curso e que se insere no desafio de “repensar o Turismo”. Trata-se de uma co-criação do “Manifesto para o Turismo Sustentável do Centro de Portugal”, que, prestes a ser apresentado, se assume como uma declaração formal que transmite as intenções, a visão e as ações que o TCP quer ver aplicadas no território. O manifesto resulta do Projeto do Centro Sustentável, que pretende afirmar o Centro de Portugal como um território sustentável, valorizando a sua autenticidade e a sua diversidade.

A segunda etapa do projeto está também já em curso. Trata-se da elaboração do Diagnóstico de Sustentabilidade, que dá voz aos que habitam e trabalham no Centro de Portugal. Este diagnóstico irá posteriormente dar origem ao Plano de Ação para a Sustentabilidade do Centro de Portugal 2030, uma terceira etapa mais estratégica e na qual já colaboram as Comunidades Intermunicipais e os municípios da região.

Por fim, é de destacar que o TCP irá participar na VI Cimeira do Turismo Português, que se realiza no dia 27, em Lisboa. Organizado pela Confederação do Turismo de Portugal, a Cimeira do Turismo tem como tema “O Turismo e o Novo Mundo”. Neste encontro, as principais figuras do Estado português e um vasto conjunto de oradores nacionais e internacionais, privados e públicos, vão debater de que forma o Turismo se deve adaptar à nova realidade que hoje vivemos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE