Cidade

Túnel de Coimbra B fechado nas próximas quatro noites. Mas há mais condicionamentos na cidade

Susana Brás | 2 meses atrás em 19-02-2024

Na sequência dos trabalhos de construção do troço Portagem – Coimbra-B, a cargo da Infraestruturas de Portugal, será implementado um corte de trânsito noturno do túnel de Coimbra B, de 19 a 22 de fevereiro das 21:00 às 6:00.

PUBLICIDADE

Assim, no sentido da saída de Coimbra, o desvio será pela Rotunda da Casa do Sal, atravessamento da linha do comboio no túnel do Choupal (junto ao McDonalds) e finalmente pela Avenida Aeminium. No sentido da entrada em Coimbra o desvio será feito pela Avenida Aeminium, túnel do Choupal, Avenida Fernão Magalhães com inversão de sentido na rotunda junto à Rua Padre Estevão Cabral, prosseguindo pela Rotunda da Casa do Sal.

Segundo a vereadora Ana Bastos, que falava no período antes da ordem do dia na reunião do executivo desta segunda-feira, 19 de fevereiro, “iniciam esta semana novos condicionamentos ao trânsito associados à obra do Sistema de Mobilidade do Mondego”, lembrou a autarca, sublinhando que “no túnel junto à Estação de Coimbra B ocorrerá um corte integral ao trânsito rodoviário, em ambos os sentidos, no período noturno, para permitir a remoção da estrutura metálica da passagem pedonal e execução de trabalhos de escavação, demolição, cofragem / descofragem e betonagem”.

PUBLICIDADE

“Este condicionamento é agora curto, mas servirá de teste piloto para preparar o condicionamento do túnel de forma mais prolongada, estando a autarquia a trabalhar já nos trajetos alternativos”, frisou.

Outro condicionamento ocorre “até ao final de abril, ev compreende a interdição ao trânsito do troço sul da Rua D. Manuel I (lado sul do estádio Municipal), no troço compreendido entre a estação da IMO Car Wash e o entroncamento com a nova via que liga a Rua D. João III à R. Tomé Rodrigues Sobral, incluindo o Viaduto do Calhabé.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta obra deve-se à necessidade de renovar as redes de águas pluviais e residuais, de abastecimento de água; de eletricidade e de telecomunicações; construção de muros de contenção em betão armado, Terraplenagens; Pavimentação; e trabalhos e Integração urbana”, disse Ana Bastos.

“Este condicionamento que entrou em funcionamento esta segunda-feira irá obrigar a desviar o trânsito para a Rua do Brasil, através da via interna ao terminal de transportes públicos construído junto à Pçraça 25 de abril.

Por sua vez o tráfego com origem no Bairro Norton de Matos poderá aceder à Rua do Brasil através da Rua dos Navegadores”, sublinhou.

O terceiro condicionamento será na Praça da República, e deverá  iniciar-se já a partir desta terça-feira, 20 de fevereiro.

“Estamos agora e cada vez mais a intervir no coração da cidade, com todos os constrangimentos que daí advêm”, referiu a vereadora que detém a pasta da mobilidade.

“Este condicionamento que deverá durar até ao final de setembro, irá obrigar ao encerramento da parte descendente da Praça da República, incluindo a Rua Tenente Valadim, obrigando a concentrar os dois sentidos de trânsito na parte poente da Praça da República e no trecho da Avenida Sá da Bandeira em frente ao Teatro Gil Vicente, esquema de circulação que se manterá até à rotunda provisória materializada no cruzamento da Manutenção Militar”, avançou Ana Bastos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE