Economia

Tudo o que precisa de saber antes de comprar um carro elétrico

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 meses atrás em 26-02-2024

Chegou o momento e decidiu comprar um carro elétrico. Quando está a considerar a mudança, há algumas coisas que precisa de saber. Estes são aspetos fundamentais a ter em conta para garantir que a escolha que faz é realmente a que mais lhe convém.

PUBLICIDADE

A Men’s Health enumera o que precisa de saber:

Autonomia: A autonomia varia muito entre modelos e é influenciada por fatores como o clima e o estilo de condução. É importante avaliar os seus hábitos diários e verificar se a autonomia oferecida satisfaz as suas necessidades de deslocação, tendo em conta tanto a utilização diária como as viagens ocasionais mais longas. Para ter uma ideia, não faz sentido comprar um carro com uma autonomia de 500 km se só faz 25 km por dia.

PUBLICIDADE

publicidade

Infraestruturas de carregamento: Se puder recarregar em casa, pode não precisar de um automóvel com 500 km de autonomia.

Naturalmente, é importante verificar a disponibilidade e a distribuição dos postos de carregamento públicos, que, de qualquer modo, estão a aumentar constantemente.

PUBLICIDADE

Incentivos e benefícios fiscais: A sustentabilidade do ambiente através da redução do efeito de estufa é uma das principais preocupações da atualidade. Ciente disso, o Estado, como forma de promover e acelerar esta transição, tem vindo a aprovar um conjunto de incentivos e benefícios fiscais, que vão desde a aquisição de viaturas elétricas, redução dos custos de carregamento e instalação de postos de carregamento.

Custos de manutenção e duração da bateria: Os automóveis elétricos tendem a ter custos de manutenção mais baixos do que os automóveis de combustão interna, devido ao menor número de peças móveis e à redução do desgaste geral. No entanto, a bateria é um componente crucial e dispendioso. Neste caso, é necessário prestar atenção à duração prevista da bateria e aos custos de substituição, mas sobretudo à garantia oferecida pelo fabricante, que é crucial para calcular o custo total de propriedade.

Desempenho, conforto e características: Para além do aspeto económico e prático, é importante que o veículo corresponda às expectativas em termos de desempenho, conforto e características tecnológicas.

Valor residual e desvalorização: Embora o mercado de veículos elétricos esteja a crescer e o interesse esteja a aumentar, alguns modelos podem desvalorizar-se mais rapidamente do que outros. Em particular, é crucial cuidar da bateria, que é o componente mais valioso. Os especialistas aconselham, por exemplo, a utilizá-la diariamente entre 20 e 80 por cento e a não utilizar o carregamento rápido todos os dias. Desta forma, a bateria manter-se-á no seu estado ideal.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE