Depois de três semanas com fim de semana prolongado, eis que a “dura realidade” da semana de 5 dias chega ao fim.
Com a meteorologia a apontar para tempo instável nos próximos dois dias, as propostas passam pela visita e/ou deslocação a espaços fechados. Mas também há sugestões para espaços ao ar livre e, dessa forma, aproveitar as abertas no tempo.
PUBLICIDADE
No sábado 10 de maio, e ao longo de todo o dia, se passar pela Rua Adelino Veiga pode assistir a performances, ações/intervenções urbanas e projeções de vídeo entre as 10:00 e as 22:00.
Trata-se da primeira edição da TRIEI – Trienal de Espaços Invisíveis, idealizada e com curadoria de Nelson Ricardo Martins.
Ao longo de todo o dia, decorre em vários locais da cidade a iniciativa “Casa Adentro“. Entre as 10:00 e as 18:00, os conimbricenses, e não só, são convidados a explorar gratuitamente 15 espaços singulares da cidade, muitos deles habitualmente inacessíveis ao público.
Bairro de Celas, Observatório Geofísico da Universidade de Coimbra, Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), CEIS20, Associação Cristã da Mocidade, Associação Académica de Coimbra, Escola EB1 de Santa Cruz, Arquivo da Universidade de Coimbra, Prisão Académica, Serenata Hostel, Capela da Misericórdia, Centro de Artes Visuais (CAV), Pharmacia Guesthouse, Hotel Astória e Estação Nova são so espaços.
O programa proporciona visitas guiadas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas, de acesso gratuito, e com duração média de 30 minutos.
Se gosta de Legos, a sugestão passa pela iniciativa “Os Jogos vão ao mercado: peões e arte em movimento”. Trata-se de um workshop que irá decorrer, a partir das 14:30 de sábado, na Lufapo HUB (Loreto, Coimbra) e que pretende ser um agregador de pessoas, na diversidade de ser e se expressar criativamente, através de construções com Lego.
“O workshop com material Lego é dirigido a todos e será ocasião de (se) inovar, descobrir e superar limites, também, artísticos e expressivos”, refere a organização.
Os apreciadores de francesinhas (típico do Porto) têm só este fim de semana para provar este prato no Parque Dr. Manuel Braga. Trata-se do Festival de Francesinha que reúne neste espaço verde da cidade quatro restaurantes nortenhos que apresentarão as diferentes propostas tendo como base a tradicional ementa.
Neste mesmo espaço, e também durante o fim de semana, decorre mais uma edição do Coimbra Hype Market. Este mercado urbano criativo irá decorrer no sábado entre as 10:00 e as 22:00 e no domingo das 10:00 às 21:00.
Na freguesia de Eiras, o Largo do Terreiro da Fonte recua até ao século XIV para mais uma edição do Mercado Medieval. O tema deste ano é “El Rei D. Dinis – O Trovador” e o ponto alto da iniciativa está marcado para sábado, pelas 15:00, em que decorre o Cortejo “pelas ruas do burgo e a leitura da carta da feira”.
O Mercado Medieval de Eiras funciona entre as 11:00 e as 24:00 no sábado e entre as 11:00 e as 19:00 de domingo.
PUBLICIDADE