Vamos

Tudo o que já sabemos sobre as tradicionais (e modernas) Festas do Bodo em Pombal

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 16-04-2024

As tradicionais Festas do Bodo do município de Pombal, no distrito de Leiria, cujo cartaz principal de espetáculos divulgado pela autarquia, incluem sete dias de concertos e animação musical, com artistas nacionais e locais, informou a autarquia.

PUBLICIDADE

As festas seculares, definidas pelo município de Pombal como “uma celebração da identidade, da história e da cultura dos pombalenses, mas também a sua devoção à Senhora do Cardal”, decorrem entre os dias 25 e 30 de julho e repetem a aposta nos artistas locais, agendados para atuar antes dos chamados cabeças de cartaz, seguindo-se a estes diversos dj.

“É uma forma de valorizar e projetar o trabalho desenvolvido pelos agentes culturais, proporcionando a sua presença no palco principal”, frisou a Câmara Municipal, em nota de imprensa.

PUBLICIDADE

Já o alinhamento dos principais artistas inclui os D.A.M.A, na noite de abertura, a 25 de julho, Fernando Daniel (dia 26, precedido de Iolanda, a cantora oriunda de Pombal que venceu o Festival RTP da Canção e vai representar Portugal na Eurovisão) e Matias Damásio, a 27 de julho, sábado.

Antes de Damásio subir ao palco será a vez dos Catraia, que reúnem o fado e a guitarra portuguesa aos tambores e marchas populares “como os ingredientes de todas as melodias”.

PUBLICIDADE

publicidade

No domingo, dia 28, será a vez de ProfJam e na segunda-feira, dia 29, Vando Barros atuará antes do ‘pai do rock português’ Rui Veloso.

Na terça-feira, 30 de julho, o último dia das Festas do Bodo, será dedicado à diáspora portuguesa “numa iniciativa de aproximação à comunidade emigrante” e contará, em palco, com Xico à Portuguesa e Toy.

Citado na nota, o presidente da Câmara, Pedro Pimpão, notou que o Bodo “é a principal montra de Pombal”, argumentando que o cartaz da festa “feita pelas pessoas, com as pessoas e para as pessoas” é atrativo.

Por outro lado, o autarca adiantou que a organização está “recetiva a integrar contributos e sugestões de melhorias para aumentar a qualidade e o impacto comunitário das Festas do Bodo”.

As Festas do Bodo são organizadas pelo município de Pombal em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais (Adilpom) e da empresa municipal PMUGest – Pombal Manutenção Urbana e Gestão. Têm ainda como parceiros a paróquia local, o Rancho Típico de Pombal e a Confraria do Bodo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE