Opinião

Tudo adiado

PAULO ALMEIDA | 11 anos atrás em 05-07-2013

paulo almeida

PUBLICIDADE

PAULO ALMEIDA 

Não acho que estas demissões tenham sido uma jogada para ganhar dinheiro com a queda da Bolsa, nem que “comunicações ao país” se tenha tornado desporto nacional. Versões escritas ou com hora marcada na televisão. Ao folhetim em que se tornou a crise, só falta ter um canal próprio ao melhor estilo reality show. Pior, só mesmo transformar os meios e figuras do Estado em agência de encontros escaldantes. É imperioso travar esta crise que nos entra em casa pelas televisões, jornais e internet a cada minuto que passa. Pelo decoro institucional e porque nos vai ao bolso cada vez mais remendado.

PUBLICIDADE

publicidade

Até ver, a medida mais acertada desta semana foi o adiamento do XXV Congresso do CDS-PP. Espero que no Conselho Nacional extraordinário marcado para hoje, dia 5 de Julho, a data que se encontre não seja para daqui a meia dúzia de dias, como é previsível que seja proposto. Seria preferível deixar a poeira assentar e a data do Congresso ficar condicionada aos acontecimentos que hão-de necessariamente ocorrer e que hoje, Sexta-feira, ainda não são conhecidos (nem se podem fazer previsões).

Se a coligação se mantiver, melhor verificar primeiro as suas resistências antes de marcar data para o Congresso. Se houver coligação, não é indiferente se Paulo Portas for ou não governante. Só mesmo se houver eleições no horizonte, é que tudo se precipitará. Não me refiro às eleições para os órgãos do CDS-PP, que o Congresso agora adiado servia para eleger, presidente do partido incluído.

PUBLICIDADE

Refiro-me às eleições legislativas, que muita gente pede e outros abominam. Tenho para mim que os actos eleitorais, e este em particular, se vier a existir num futuro muito próximo, podem mudar pouco nas políticas seguidas no país. Mas tenho a impressão que podem ser um acto político audível, com certeza esclarecedor sobre a vontade que espero que exista de ter um CDS-PP maior. Acima de tudo, a sua nobreza nunca seria um atropelo à democracia.

PAULO ALMEIDA

Jurista – Sócio da CAPA – Sociedade de Advogados

Presidente da Comissão Política Distrital de Coimbra do CDS

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE