O Município das Caldas da Rainha anunciou nas redes sociais que, na quarta-feira, 9 de julho, foi avistado um tubarão na Praia da Foz do Arelho.
Segundo as autoridades, trata-se, alegadamente, de um exemplar da espécie Prionace glauca, vulgarmente conhecida como cação ou tintureira, um tubarão bastante comum nas águas portuguesas.
Embora seja uma presença frequente nas águas costeiras nacionais, e normalmente não represente perigo para os banhistas, o facto do animal ter sido visto perto da costa, aparentemente à procura de peixes, motivou precauções de segurança. Assim, por indicação da Capitania do Porto de Peniche, foram hasteadas bandeiras vermelhas e prestada informação aos banhistas pelos nadadores-salvadores, recomendando a suspensão temporária do banho.
PUBLICIDADE
Estas medidas de cautela permaneceram em vigor durante algumas horas, até que a situação estivesse devidamente controlada. A Capitania do Porto de Peniche pode ser contactada pelo número 918 498 039, e os nadadores-salvadores pelo 916 191 004, para qualquer eventual reporte de avistamentos.
Numa atualização, o Município das Caldas da Rainha informou que, após a ausência de novos avistamentos do tubarão, as bandeiras vermelhas foram retiradas e as interdições de entrada na água levantadas, restabelecendo-se assim a normalidade na praia.
As autoridades reforçam que, em caso de nova observação de tubarões, os banhistas devem informar imediatamente os nadadores-salvadores ou a Capitania.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE