Existem circunstâncias que fazem com que o nosso carro apresente os vidros embaciados. Trata-se de algo bastante comum com a chegada das estações do ano mais frias e chuvosas. No entanto, é perigoso circular com o carro nessas condições. Os especialistas recomendam algumas estratégias que permitem desembaciar os vidros do carro com total eficácia.
O embaciamento dos vidros acontece por via do choque térmico entre os ambientes do interior e do exterior do carro, pela condensação. Ela surge com frequência quando o ar no interior do carro se apresenta mais quente do que no exterior da viatura.
PUBLICIDADE
A condensação fica intensificada com o nosso contributo: a nossa respiração, temperatura corporal, cabelo, roupa ou itens molhados (como o guarda-chuva ou os casacos).
Então, temos o inconveniente de lidar com o surgimento das gotículas de água nos vidros do automóvel. Como se trata de algo que prejudica a visibilidade, não pode ser ignorado, nem desvalorizado.
Conduzir assim é um erro bastante perigoso, especialmente em circunstâncias especiais, com condições meteorológicas adversas ou trânsito intenso.
Um dos truques para desembaciar os vidros do carro consiste em usar o ar condicionado da viatura. Ele pode e deve ser usado para desembaciar o vidro dos para-brisas.
Esta é uma estratégia eficiente, especialmente se for regulado nas funções automáticas para esse fim. Além disso, o ar condicionado tem a vantagem de promover um ambiente mais confortável, garantindo um aquecimento agradável nas manhãs mais frias.
O sistema de ventilação é outro dos truques para desembaciar os vidros do carro, embora seja uma opção mais demorada que o ar condicionado na tarefa de desembaciar o vidro do para-brisa (e os outros). Ela permite obter visibilidade.
A ventilação não permite eliminar o vapor de água. No entanto, se direcionar o fluxo de ar quente para os para-brisas, as gotículas irão dissipar-se para outra superfície do carro. Esta estratégia garante a visibilidade necessária para conduzir em segurança.
A opção de arejar o carro é mais lenta que a ventilação. No entanto, não deixa de ser um dos truques para desembaciar os vidros do carro que pode utilizar. Caso não tenha ar condicionado no carro, pode optar por deixar as portas da viatura abertas durante alguns minutos, facilitando a circulação do ar.
Com esta estratégia, irá permitir que a temperatura do interior e do exterior do veículo se apresente mais equilibrada. Após entrar no carro, deixe o vidro um pouco aberto. O ar frio do exterior anula a respiração (quente).
Apesar desta opção não surgir em todos os veículos, trata-se de um dos truques para desembaciar os vidros do carro. É possível programar alguns veículos para aquecer o habitáculo, antes da partida prevista.
Esta estratégia também garante uma temperatura mais agradável no interior do carro. Com este processo de desembaciar o vidro, poderá prosseguir a sua viagem com toda a segurança.
Outro dos truques para desembaciar os vidros do carro consiste em colocar um pouco de cera automóvel sob um pano e espalhar a cera uniformemente sobre a superfície do vidro. Posteriormente, deve usar outro pano, limpo, para remover o excesso de cera do vidro e, então, deixar secar.
Deve repetir este procedimento a cada duas semanas. Embora se trate de uma opção dispendiosa a longo prazo, trata-se de uma opção viável para desembaciar os vidros do carro e garante alguma durabilidade.
Embora se trata de uma solução rústica, garante eficácia, porque a goma do tubérculo acaba por ficar no vidro, formando assim uma espécie de “capa protetora” do vidro, impedindo que a água se fixe no local.
O processo é simples. Deve cortar uma batata pela metade e esfregá-la no vidro do pára-brisas. Posteriormente, faça a respetiva limpeza com papel. Pode ser inesperado, mas este é um dos truques para desembaciar os vidros do carro que garante a máxima eficácia.
A areia sílica é um dos truques para desembaciar os vidros do carro. Muitas pessoas recorrem a ela, porque é usada para os gatos domésticos fazerem as suas necessidades.
Esta areia atua como um absorvente. Basta colocar a areia num par de meias de algodão. Depois, só tem de colocar as meias no guarda-luvas ou debaixo dos bancos. Uma solução secreta que ajudará a desembaciar os vidros do carro.
A espuma de barbear pode ser uma alternativa para quem usa líquido desembaciador e fique sem ele. A aplicação consiste em espalhar a espuma de barbear pelo vidro e passar um pano limpo para tirar bem o produto. Depois, terá um vidro desembaciado.
Se tem os vidros embaciados, não caia na tentação de limpar imediatamente o vidro com um pano. Muitas pessoas atuam por impulso, instintivamente. Limpam o vidro, por vezes até com a própria manga da camisa, o que só irá piorar a situação.
Esse erro de remover a condensação do vidro com a ajuda de alguma fibra (pano, manga da camisola) apenas irá contribuir para transformar o vapor de água em gotas que se vão libertar novamente, deixando o vidro sujo. Portanto, a visibilidade irá continuar comprometida com essas ações.
Recorra a estes truques que foram indicados para a sua segurança e para a segurança de quem o acompanha e de todos os que partilham a estrada consigo.
PUBLICIDADE