Coimbra

Trouxinha de Leitão e Cocktail Mealhada Elegante vencem concurso 4 Maravilhas

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-05-2018

 A “Trouxinha de Leitão, damasco e tomate seco” e o cocktail “Mealhada elegante” são as mais recentes propostas com a chancela “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada.

PUBLICIDADE

Os vencedores do concurso “Bebida de Aperitivo e Entrada Maravilhas da Mealhada –  4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” são a “Trouxinha de leitão, damasco e tomate seco”, apresentada pelo restaurante Rei dos Leitões, na categoria de entradas, e a “Mealhada elegante”, da autoria da Tas Ca Larica, na categoria bebidas de aperitivo.

PUBLICIDADE

publicidade

A concurso estiveram dez propostas finalistas que tinham por base, pelo menos, um dos quatro produtos da marca “Água l Pão l Vinho l Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”. 

Após uma manhã de preparação, as propostas foram apresentadas ao júri, numa prova cega que elegeu os dois vencedores. Estes receberão a distinção de “Autor da Bebida de Aperitivo e/ou Entrada Maravilhas da Mealhada” e um prémio pecuniário de 1500 euros. A entrega dos mesmos será realizada em julho, no decorrer da Gala das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada.

PUBLICIDADE

O júri, constituído um chefe de pastelaria, um chefe de cozinha, um representante do conselho de administração da Associação Maravilhas da Mealhada e um representante da Câmara Municipal de Mealhada, pontuou a criatividade e inovação, o sabor e o aroma, a composição e harmonia, a apresentação e o empratamento. Um dos aspetos mais relevantes foi a valorização dos produtos regionais, já que este é um dos objetivos do concurso.

A marca “Água|Pão|Vinho|Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” foi criada pela Câmara Municipal em 2007, dando corpo a um projeto que tem como objetivos a valorização e promoção dos quatro ícones gastronómicos do concelho, distanciando-os de outros que não são mais do que meras reproduções, sem respeito pela tradição e genuinidade. Associado à marca existe já duas sobremesas, “casticito” e o “cheesecake de leitão”, eleitas num concurso semelhante, a que se associam agora a entrada e a bebida de aperitivo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE