Conecte-se connosco

Coimbra

Tropas anglo-lusas atravessam o vale do Mondego

Publicado

 

em

No âmbito das Comemorações dos 205 anos da Batalha do Bussaco e, inserido no Projeto “Caminhos da Batalha do Bussaco”, decorreu em 11 de setembro, em Penacova, o passeio noturno encenado, sob a égide “As tropas anglo-lusas atravessam o vale do Mondego”.

unnamed (3)

Um percurso onde se pisou história, percorrendo-se alguns dos caminhos das tropas na tomada de posição para a Serra do Bussaco, local que viria a ser palco da mais importante Batalha da 3ª Invasão Francesa.

O momento alto deste passeio foi a travessia do rio Mondego, uma experiência marcante para todos os presentes. Há 205 anos, foi assim que a grande maioria das tropas anglo-lusas, comandadas pelo General Arthur Wellesley, mais tarde Duque de Wellington, atravessaram o rio, rumo à Serra do Bussaco.

Na travessia foi projetada uma gravura de Thomas Staunton St. Clair, major que acompanhava uma das divisões das tropas, que aliada aos efeitos de luzes, som e tochas, reproduziu uma agradável surpresa e experiência a todos os presentes.

O passeio que contou com várias atuações cénicas ao longo do seu percurso até à chegada ao Mont’alto, voltará a realizar-se na próxima sexta-feira dia 18 de setembro, estando as inscrições a decorrer a bom ritmo para este dia.

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com