Coimbra

Triplo “ouro” para praias fluviais da Pampilhosa da Serra 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-05-2021

Na época balnear de 2021, as praias fluviais de Janeiro de Baixo, Pessegueiro e Santa Luzia, contarão novamente com o galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e que distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas. 

PUBLICIDADE

As três praias juntam assim o “ouro ao azul”, depois ter sido recentemente confirmada, pela Associação Bandeira Azul da Europa, a atribuição da Bandeira Azul a estes espaços balneares.  

Para a obtenção da classificação “Praia com Qualidade de Ouro”, a Quercus refere em comunicado que “de acordo com os critérios definidos em 2021”, deverão ser respeitados critérios como a “qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020)”. As praias deverão ainda apresentar resultados igualmente imaculados nas rigorosas análises à água, efetuadas na última época balnear (2020), sendo que também não se pode ter registado “qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear”, no ano anterior à atribuição.  

PUBLICIDADE

publicidade

Desde o ano 2012 que o galardão “Qualidade de Ouro” tem sido sucessivamente atribuído a praias fluviais do concelho, facto que espelha não só a qualidade da água do concelho, como também a preocupação do município com a preservação ambiental e a valorização do património natural do território.  

Para a época balnear de 2021, a Quercus identificou 391 praias (costeiras e fluviais), com “Qualidade de Ouro em Portugal”, mais cinco do que em 2020. 

PUBLICIDADE

À semelhança do ano passado, a Quercus “reforça a necessidade de serem cumpridas, por parte dos banhistas, as regras sanitárias definidas pela Direção-Geral da Saúde aquando da frequência das zonas balneares. Assim, a Associação apela ao “bom comportamento cívico” e ao “planeamento prévio das deslocações às praias, no sentido de evitar grande aglomerados de pessoas”, nos acessos e no areal. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE