Mundo

Tribunal de Myanmar condena ex-ministros a 90 e 75 anos de prisão

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 10-11-2021

Um tribunal de Myanmar (antiga Birmânia) condenou hoje dois ex-ministros do partido da líder civil deposta, Aung San Suu Kyi, a 90 e 75 anos de prisão, considerando-os culpados de corrupção, disse o seu advogado.

PUBLICIDADE

As sentenças são as mais pesadas até agora para as dezenas de membros da Liga Nacional para a Democracia que foram detidos depois de os militares tomarem o poder, em 01 de fevereiro.

De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), Than Naing, ex-ministro do Planeamento do estado de Kayin, foi condenado a 90 anos de prisão, incluindo trabalho forçado, por seis acusações de corrupção, disse o advogado Zaw Min Hlaing.

PUBLICIDADE

A segunda arguida, Nan Khin Htwe Myint, de 67 anos, ex-ministra chefe do estado de Kayin e membro da direção do partido de Suu Kyi, foi condenada a 15 anos de prisão em cada uma das cinco acusações, disse Zaw Min Hlaing.

Aung Suu Kyi também enfrenta uma série de acusações que podem levá-la à prisão durante várias décadas, incluindo a importação ilegal de ‘walkie-talkies’, incitação à perturbação da ordem pública, sedição, corrupção e o não cumprimento das regras de combate ao novo coronavírus. Qualquer condenação irá impedi-la de concorrer nas eleições que o Governo instalado pelos militares prometeu realizar até 2023.

PUBLICIDADE

publicidade

Nan Khin Htwe Myin é uma ativista veterana pró-democracia que foi detida pela primeira vez em 1974, durante um protesto estudantil sob um anterior Governo militar.

Foi presa pelo menos mais duas vezes antes de ganhar as eleições para o parlamento estatal, em 2012 e 2015, após o que foi nomeada ministra.

A ex-governante foi detida por soldados em 02 de fevereiro e colocada em prisão domiciliária, tendo feito apelos à desobediência civil contra a tomada do poder pelo exército, transmitidos nas redes sociais, o que levou à sua detenção, em 08 de fevereiro.

Uma das acusações contra Nan Khin Htwe Myin incluía a alegada apropriação indevida de fundos estatais para tratamento médico, depois de ter ficado ferida num acidente de viação em 2017.

Os dois ex-governantes já tinham sido condenados a dois anos de prisão por incitação à perturbação da ordem pública, após a tomada do poder pelo exército.

Nang Khin Htwe Myint está detida numa prisão em Hpa-an, a capital do estado de Kayin, disse o seu advogado.

“A ministra-chefe enviou a mensagem à população para estar sempre unida e tentar criar uma união federal democrática, contribuindo para ultrapassar os malefícios provocados pelos militares”, disse o advogado.

O golpe militar de 01 de fevereiro pôs fim a um breve parêntesis democrático de uma década no país. Desde então, o exército tem levado a cabo uma repressão sangrenta dos opositores ao regime.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE