Coimbra

Três milhões de euros para videovigilância das florestas nas regiões de Coimbra e Viseu Dão Lafões

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-05-2020

As Comunidades Intermunicipais (CIM) Viseu Dão Lafões e da Região de Coimbra lançaram hoje um concurso internacional para aquisição de um sistema de videovigilância florestal, com um valor base superior a três milhões de euros (ME).

PUBLICIDADE

“As Comunidades Intermunicipais de Viseu Dão Lafões e da Região de Coimbra lançaram hoje um procedimento de contratação pública internacional para a aquisição de um sistema integrado de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais para o território das duas CIM”, explica um comunicado de imprensa.

PUBLICIDADE

Segundo o documento, “o procedimento tem um valor base de 3.343.000 milhões de euros e visa contribuir para a deteção precoce dos incêndios e para o despacho rápido dos meios de combate”, assim como para a “definição de estratégias de combate e de apoio à decisão”.

“O procedimento engloba a instalação de uma rede de 37 torres de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais com abrangência nos 33 municípios das regiões”, que foram devastadas pelos incêndios de outubro de 2017.

PUBLICIDADE

publicidade

Com este sistema, “espera-se uma cobertura adequada de ambos os territórios, tendo em consideração as áreas de maior risco, as zonas sombra e as áreas com maior histórico de incêndios florestais”.

“O referido projeto é financiado pela União Europeia, através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Uso dos Recursos (POSEUR), Fundo de Coesão e do Portugal 2020, submetido no âmbito de uma parceria entre ambas as comunidades intermunicipais”.

A CIM Viseu Dão Lafões é composta por 14 concelhos, um do distrito da Guarda, Aguiar da Beira, e os restantes do distrito de Viseu. A CIM da Região de Coimbra engloba 19 municípios, um do distrito de Viseu, Mortágua, e outro do distrito de Aveiro, Mealhada, sendo os restantes do distrito de Coimbra.

Ambas as comunidades intermunicipais possuem desde há um ano sistemas de apoio a decisão no âmbito dos respetivos planos de mitigação dos efeitos das alterações climáticas, o SADGE na Região de Coimbra, e o VIGIA, em Viseu Dão Lafões, também financiados pela União Europeia, efetuados por uma empresa de Coimbra ligada, e que integram o dispositivo de combate a incêndios florestais dos distritos.

Para além destas ferramentas informáticas, as duas CIM, integraram nos últimos meses as equipas de sapadores florestais que reforçam a vigilância da floresta e o apoio ao combate dos fogos florestais nas duas unidade territoriais, que vão articular-se com os comandos operacionais de combate a incêndios florestais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE