Coimbra

Três estudantes concorrem à presidência da Associação Académica de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 09-11-2021

Os estudantes vão escolher o próximo presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC) entre três candidatos. As eleições para a Direção-Geral (DG) e para a Mesa da Assembleia Magna estão marcadas para 18 de novembro. A campanha arrancou esta semana e há três listas candidatas. Cesário Silva, da Lista V, Ghyovana Carvalho, da Lista P e o atual vice-presidente da AAC Pedro Marques Dias, pela Lista T, vão ser sujeitos a escrutínio.

PUBLICIDADE

Pela Lista V – Académica de Valores concorre Cesário Silva, de 24 anos. O mestrando em Engenharia Informática quer “trazer um projeto diferente” que “há muito faz falta” para que a instituição volte a ter “a credibilidade e a grandiosidade que já teve na cidade”.

Em entrevista ao NDC, o estudante explicou que quer uma DG para “ouvir e servir os estudantes”. Além de uma maior “proximidade” para dar “mais força” à AAC, Cesário Silva defende focos de trabalho como a saúde mental dos estudantes, através do estabelecimento de novos protocolos, a gestão administrativa da instituição, gerando “nova receita tendo em vista a sustentabilidade financeira”, além dos problemas com o alojamento local, entre outros.

PUBLICIDADE

“A Academia precisa de uma transparência e irreverência que há muito já não são dadas”, remata o candidato.

Veja a entrevista com Cesário Silva, da Lista V – Académica de Valores:

PUBLICIDADE

Ghyovana Carvalho, concorre pela Lista P – Académica Presente, e quer “aproximar a academia dos estudantes”. Com 23 anos, a mestranda em Direito, promete lutar pelo “fim da propina, do processo de Bolonha, mais e melhor ação social, a revogação do atual Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior”.

Tendo “como pilares, a seriedade, o compromisso e a audácia”, a candidatura destaca que mesmo sem terem sido eleitos, os seus elementos já dinamizaram várias ações de luta. Se Ghyovana Carvalho for eleita, vai “bater o pé” e ter uma “atitude reivindicativa” para que os estudantes tenham “o que é seu por direito”.

Veja a entrevista com a candidata Ghyovana Carvalho:

Pedro Marques Dias é o atual vice-presidente da direção liderada por João Assunção e o candidato pela Lista T – Tudo pela Académica. As vertentes “cultural e desportiva são marcas fortes da candidatura. “Em termos culturais queremos aproximar aos organismos autónomos”, diz. Já no que respeita ao desporto pretende “aumentar o financiamento camarário das secções desportivas”. Entre as propostas que apresenta está ainda a criação de um novo pelouro: o gabinete de inclusão.

Com uma candidatura de continuidade, Pedro Dias diz que tem “o benefício de conhecer a casa por dentro e estar melhor preparado” para poder por “a experiência à disposição da AAC”.

“Queremos uma Académica de estudantes para todos, com a vontade de fazer mais, de fazer melhor e de tomar este mandato em plena normalidade e retomar a plena atividade da Universidade de Coimbra”, frisa ainda o candidato.

Pedro Marques Dias é o candidato da Lista T – Tudo pela Académica. Veja a entrevista:

A campanha dos candidatos à presidência da AAC teve início na passada segunda-feira e prolonga-se até dia 16. As eleições estão marcadas para 18 de novembro. Os estudantes que optem pelo voto antecipado terão de o fazer a 15 de novembro.

Todas as informações sobre o processo eleitoral podem ser consultadas em: AAC | Plataforma de Eleições (academica.pt)

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE