De hoje, 30 de maio, até domingo, o Jardim da Sereia, no coração da cidade de Coimbra, volta a encher-se de cor, alegria e gargalhadas com a 5.ª edição do “Jardim da Criança”.
A iniciativa, promovida pela União das Freguesias de Coimbra, oferece três dias de atividades totalmente gratuitas para os mais novos, num evento que promete encher o centro da cidade com milhares de crianças e famílias.
PUBLICIDADE
João Francisco Campos, presidente da União das Freguesias de Coimbra, sublinha a importância do evento: “São três dias de muita felicidade, porque as crianças ficam felizes e nós também. É para elas que tudo isto é feito. Muitas das estruturas aqui são propriedade da União das Freguesias — fomos adquirindo ao longo dos anos para que não seja preciso cobrar nada a ninguém.”
Entre insufláveis, pinturas faciais, oficinas de culinária, modelagem de barro e sessões de contos, não falta espaço à imaginação. “O único custo é se quiserem comer uma fartura, um gelado ou beber uma cerveja. As atividades são todas gratuitas,” garantiu João Campos, acrescentando ainda que estão previstos pequenos brindes e chapéus para as crianças, num apelo ao cuidado com o calor.
Este ano, a organização apostou na melhoria dos espaços de descanso e vigilância, criando zonas de sombra e convívio para os pais. “Mudámos a zona de restauração para o centro do jardim, para que os pais possam estar sentados e, ao mesmo tempo, vigiar os filhos,” explicou o autarca. Haverá ainda monitores do ITAP a colaborar nas atividades e apoio de uma equipa de animação ao fim de semana.
Entre os momentos especiais já programados estão as sessões de contos pela “Faz de Conto”, hoje e sábado, às 11:00 e às 17:00, e no domingo, Dia da Criança, uma sessão de música para bebés com Maria Inês Graça, às 17:00. “Também quisemos pensar nos mais pequeninos. Esta atividade é para eles e para os pais que às vezes pensam que não há nada direcionado para bebés,” destacou.
Apesar de já ser a quinta edição, João Campos guarda um carinho especial pela primeira, realizada em 2019. “Foi a mais emocionante. Tivemos milhares de crianças. Nunca me vou esquecer,” confessou, embora reforce que cada edição tem o seu brilho único.
Com entrada livre, o Jardim da Criança abre hoje para as escolas e, a partir das 16h30, ao público geral. No sábado e domingo, o espaço funcionará das 10:00 às 21:00. O convite está feito: “Todas as crianças são bem-vindas. Não pedimos passaporte nem cartão de cidadão. Venham brincar, rir e viver o Jardim da Criança!”
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE