Transportes Pascoal planta mil árvores em Barcouço e no Bussaco

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 04-12-2017
A empresa Transportes Pascoal, da Mealhada, vai plantar mil árvores em terrenos públicos que foram atingidos pelas chamas, no passado mês de agosto, na freguesia de Barcouço, e na Mata Nacional do Bussaco, em áreas fustigadas pelo ciclone Gong (janeiro de 2013) e pela tempestade Stéphanie (fevereiro de 2014).
João Cidra Duarte, presidente da Junta de Freguesia de Barcouço (Mealhada), Catarina Pascoal, diretora de qualidade da empresa Trasnportes Pascoal, António Gravato, Presidnete da Fundação Mata do Bussaco, e José Pascoal, sócio-gerente da Transportes Pascoal
João Cidra Duarte, presidente da Junta de Freguesia de Barcouço (Mealhada), Catarina Pascoal, diretora de qualidade da empresa Transportes Pascoal, António Gravato, Presidente da Fundação Mata do Bussaco, e José Pascoal, sócio-gerente da Transportes Pascoal

Nas ações de reflorestação que irão decorrer em Barcouço e na Mata Nacional do Bussaco, realizadas por colaboradores da Transportes Pascoal, serão plantadas árvores certificadas provenientes dos viveiros da Fundação Mata do Bussaco (FMB), num investimento total de 7500 euros, integralmente suportados pela empresa de camionagem sediada na freguesia de Barcouço, concelho da Mealhada.

PUBLICIDADE

A iniciativa, formalizada num protocolo assinado esta manhã, na sede da FMB, mereceu rasgados elogios da parte do presidente da Fundação, António Gravato: “é uma ação pioneira e de incomensurável importância para a defesa e proteção da Natureza, que louvamos vivamente e que entendemos que devia ser seguida por mais instituições. Lançamos, aliás, o repto a outras empresas para fazerem o mesmo. Mais do que as palavras ou até mesmo as críticas, o que verdadeiramente interessa é unir esforços e agir, dando exemplos positivos, amigos do ambiente, metendo mãos à obra, ajudando a recuperar as áreas de floresta ardida, reflorestando tudo o que é possível reflorestar”.

José Pascoal, sócio-gerente da empresa benemérita, lembra como tudo começou: “vimos a nossa floresta ardida – só na freguesia de Barcouço as chamas consumiram uma área de 822 hectares – e entendemos que não podíamos permanecer indiferentes a este flagelo. Decidimos, então, trocar as habituais prendas de Natal por árvores no contexto de uma ação que apelidámos de ‘Neste Natal vamos plantar o futuro!’. E, com o apoio do presidente da Junta de Freguesia local, João Cidra Duarte, unimos esforços e avançámos para a compra das árvores, todas elas certificadas, provenientes dos viveiros da FMB, ajudando também, deste modo, a própria reabilitação da Mata Nacional do Bussaco, que é candidata a Património Mundial da UNESCO”.

PUBLICIDADE

publicidade

“É importante para nós ajudar a reduzir a nossa pegada de carbono no mundo, contribuindo assim para um planeta mais verde e mais saudável. Reduzir a quantidade de dióxido de carbono que libertamos para a atmosfera diariamente passa pela alteração de hábitos e também por gestos como este que vamos ter já no dia 9 de dezembro, às 15 horas, na Mata Nacional do Bussaco, com a plantação simbólica da primeira das mil árvores que adquirimos”, afirmou José Pascoal.

Na opinião do presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, “esta iniciativa da Transportes Pascoal é de uma generosidade acima de qualquer adjetivo que possamos usar. É muito bom constatar que há empresas que efetivamente materializam na prática aquilo que apregoam, ou seja, que verdadeiramente cumprem a sua responsabilidade social e ambiental, com ações, como esta, de elevada importância, que efetivamente ajudam a melhorar a nossa floresta pública. Ações que devem ser seguidas por muitos outros”. 

PUBLICIDADE

Recorde-se que em Barcouço e na Mata Nacional do Bussaco serão plantados pinheiros mansos, freixos, carvalhos alvarinhos, sobreiros, medronheiros, teixos, ulmeiros e amieiros. Tudo árvores autóctones.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE