Coimbra

Transportadores de passageiros querem ser integrados nos apoios ao turismo

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-05-2020
A Associação Rodoviária de Transportadores Pesados de Passageiros (ARP) pediu hoje ao Governo que o setor seja integrado nas medidas previstas para apoiar o turismo e abrangido pelo selo sanitário “Clean & Safe”.

“Se nada for feito até ao final do primeiro semestre, mais de 1.500 pessoas podem ser despedidas”, adverte o presidente da ARP, José Luís Carreira, em comunicado, realçando que a extensão do selo sanitário “Clean & Safe” a este setor seria “uma garantia de segurança” para os potenciais clientes.

PUBLICIDADE

E prossegue: “Fomos dos primeiros setores a ser afetados pela covid-19″.

“Tudo indica, seremos dos últimos a poder regressar à normalidade laboral”, salienta o dirigente.

PUBLICIDADE

publicidade

A ARP reivindica também o prolongamento da manutenção do ‘lay-off’ por um período de nove meses e a inclusão dos sócios-gerentes nesta medida, bem como a criação de moratórias específicas para os encargos financeiros fixos durante um período de 12 meses.

“Está em causa a subsistência de centenas de famílias. Milhares de pessoas vivem angustiadas sem saber como será a sua vida a partir do segundo semestre de junho, altura em que, para algumas, termina o ‘lay-off’ atualmente em vigor”, disse José Luís Carreira.

PUBLICIDADE

O dirigente pediu ainda o prolongamento dos contratos públicos de transporte escolar e lembrou que estas são algumas das reivindicações já entregues às secretarias de Estado da Mobilidade e do Turismo.

O presidente da ARP, ao falar da situação vivida do setor, advertiu que “a proibição das viagens turísticas nacionais e internacionais” deixou as empresas sem clientes e sem poderem faturar.

Lembrou ainda o facto de o setor ter sido “dos primeiros a sofrer as consequências económicas e financeiras deste surto” e referiu que, agora, com “o desconfinamento progressivo”, a ARP “aguarda pelas determinações” das autoridades de saúde, apesar de acreditar que o setor “irá continuar a ser afetado por vários meses”, uma vez que as viagens e a própria estadia nas unidades hoteleiras “têm fortes limitações” para os grandes grupos de turistas.

A ARP, que representa 120 empresas de transportes pesados de passageiros e emprega 3.500 pessoas, lembra que as frotas “estão paradas há quase três meses”.

O comunicado refere ainda que “os parques de estacionamento estão cheios e as caixas registadoras vazias” porque, apesar de as empresas estarem em ‘lay-off’, “continuam a existir custos fixos”, nomeadamente os seguros e o ‘leasing’ dos autocarros, que têm de ser pagos pelas empresas.

A ARP frisa também que 75% das empresas suas associadas trabalham na área do turismo e “dependem muito do mercado internacional, como os Estados Unidos, Brasil, Ásia e Europa, com os seus grupos de turistas tão característicos”.

“Enquanto estes grandes grupos não voltarem a viajar, vamos ser fortemente afetados, uma vez que também a nível nacional não haverá visitas de estudo, nem atividade de praia para as crianças, ou os alugueres habituais de um e dois dias por nacionais, as peregrinações, as viagens de incentivo das empresas para os seus funcionários”, lê-se no comunicado.

O presidente da ARP referiu ainda que “é fundamental que o Governo olhe para o transporte pesado de passageiros como uma atividade essencial ao turismo e que, por isso, deve ser um parceiro a ouvir na definição de estratégia para relançamento da atividade económica”.

No comunicado, a ARP defende também que o Código de Atividade Económica deva ser incluído nas medidas já definidas ou a definir para apoio ao turismo.

Alega que em cima da mesa estão ainda outras reivindicações antigas, nomeadamente a revisão da Lei do Transporte Coletivo de Crianças e a atribuição de descontos nas portagens.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE