Primeira Página

Tragédia de 2017: Comemorações do 10 de junho são oportunidade para olhar para território atingido por fogos

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 19-03-2024

Autarcas da Região de Leiria destacaram hoje a importância das comemorações do Dia de Portugal se centrarem em Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, considerando ser uma oportunidade para olhar para este território fustigado por incêndios.

PUBLICIDADE

“Recebemos, com muita honra, as comemorações nesta região e assinalamos, com gratidão, o olhar do Sr. Presidente da República para um território que foi atingido de forma dramática pelos incêndios florestais”, afirmou à agência Lusa o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), Gonçalo Lopes.

Gonçalo Lopes, também, presidente da Câmara de Leiria, disse ainda acreditar que “esta celebração vai estimular o debate em torno deste tema, em especial sobre a necessidade de desenvolvimento de políticas que melhorem a resiliência deste território e das suas comunidades perante um drama que nos atinge de forma crónica”.

PUBLICIDADE

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas decorrem este ano em Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, concelhos fustigados pelos incêndios de 2017, mais Leiria e Coimbra, estendendo-se à Suíça, segundo o programa em preparação.

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, António Lopes, apontou que esta é uma “oportunidade única para dar a conhecer o concelho além incêndios”.

PUBLICIDADE

publicidade

“É, também, uma forma de honrar toda a região, dando a conhecer a realidade deste território”, declarou António Lopes.

Já o presidente do Município de Castanheira de Pera, António Henriques, salientou que se trata de uma “excelente iniciativa” para promover “estes territórios que estiveram durante muitos anos esquecidos”, defendendo que “está na altura de [se] olhar para o Portugal completo”.

Dizendo esperar e ansiar que os olhos se voltem para os territórios fustigados pelos fogos, António Henriques notou que “o grande impacto que os incêndios tiveram deveu-se ao abandono que estes concelhos sofreram durante décadas, não apenas populacional” e realçou que “este 10 de Junho servirá também para recordar e homenagear as vítimas”.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, reconheceu que se trata de “um acontecimento extremamente importante para o concelho e para toda a região, atendendo ao fatídico incêndio de 2017”, salientando que “é uma forma de gratidão por parte do sr. Presidente da República à população atingida pelos fogos”.

Segundo Jorge Abreu, “está a fazer-se muito pelo território, logicamente não se conseguiu fazer tudo”, sustentando que as celebrações são também “uma forma de dar alento a todos para continuar a trabalhar em prol da região”.

De acordo com o programa que está a ser trabalhado, no dia 08 de junho as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas passam por Leiria.

Já no dia 09, as celebrações prosseguem em Figueiró dos Vinhos, onde estará patente uma exposição militar, e Castanheira de Pera, onde decorrerá a receção ao corpo diplomático.

Ainda no dia 09, de acordo com o programa que está a ser trabalhado, a cerimónia do içar da bandeira nacional vai realizar-se no memorial às vítimas dos incêndios de 2017, erguido junto à Estrada Nacional 236-1, na zona de Pobrais, Pedrógão Grande, sendo que as cerimónias oficiais do Dia de Portugal, em 10 de junho, decorrem neste concelho.

Neste dia, está prevista ainda, na Universidade de Coimbra, uma sessão solene comemorativa dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, adiantou Frutuoso de Melo.

As comemorações estendem-se às comunidades portugueses de Genebra e Zurique, na Suíça, nos dias 11 e 12 de junho.

Em 27 de junho de 2023, na cerimónia de homenagem às vítimas dos incêndios de 2017, junto ao memorial, onde constam os nomes das 115 vítimas mortais dos fogos daquele ano, o Presidente da República defendeu que a celebração do Dia de Portugal em 2024 deveria realizar-se na zona afetada pelos grandes incêndios de Pedrógão Grande.

Os incêndios que deflagraram em junho de 2017 em Pedrógão Grande e que alastraram a concelhos vizinhos provocaram a morte de 66 pessoas, além de ferimentos a 253 populares, sete dos quais graves.

Mais de dois terços das vítimas mortais (47 pessoas) seguiam em viaturas e ficaram cercadas pelas chamas na Estrada Nacional 236-1, entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no interior norte do distrito de Leiria, ou em acessos àquela via.

Os incêndios de outubro de 2017 na região Centro provocaram 49 mortos e cerca de 70 feridos.

A CIMRL integra os Municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE