Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Tráfego de voz e dados recua na semana passada

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-05-2020
O tráfego de dados diminuiu 1% e o de voz recuou 3% na semana terminada em 02 de maio, último período do estado de emergência, face à semana anterior, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Em comunicado, o regulador adianta que, face ao período pré-pandemia de covid-19, “o tráfego de dados regista um aumento de 55%, sendo que o tráfego de dados fixo subiu 59%, e o tráfego de dados móvel diminui 3%”.

PUBLICIDADE

A maioria do tráfego de dados (95%) “é cursado nas redes fixas”, refere a Anacom.

“Por sua vez, o tráfego de voz aumentou 16%, com o tráfego de voz fixa a subir 24% e o tráfego de voz móvel a aumentar 15% em comparação com aquele período. O tráfego de voz móvel foi sete vezes superior ao tráfego de voz fixa”, acrescenta a Anacom.

PUBLICIDADE

publicidade

“O tráfego médio por utilizador na semana de 27 de abril a 02 de maio foi, no mínimo, de 18 minutos de voz fixa, 62 minutos de voz móvel, 38 GB [Gigabyte] de dados fixos e 0,8 GB de dados móveis”, acrescenta o regulador.

“O número de acessos em local fixo tem crescido, aumentando 0,5% em comparação com período pré-covid-19, enquanto o número de acessos móveis diminuiu entre 3,7% e 0,8%, consoante o tipo de acesso”, conclui.

PUBLICIDADE

Estes são “dados provisórios e estimados calculados com base na informação das quatro principais entidades que prestam serviços de comunicações eletrónicas”, refere a Anacom.

Portugal entrou no domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com